Folha de S. Paulo


Líder do Estado Islâmico ressurge em áudio sobre ameaça da Coreia do Norte

5.jul.2014/Associated Press
Imagem retirada de um vídeo mostra o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, em Mossul, no Iraque
Imagem retirada de um vídeo mostra o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, em Mossul, no Iraque

A facção terrorista Estado Islâmico divulgou nesta quinta-feira (28) um áudio sem data de seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, sobre quem não há evidências de estar vivo ou morto.

A gravação de 46 minutos, divulgada pela agência de notícias da milícia, contém referências de Al-Baghdadi a ameaças da Coreia do Norte contra o Japão e os EUA.

O último discurso gravado de Al-Baghdadi é de novembro de 2016. O governo americano não confirmou a suposta morte do líder da milícia quando ela foi anunciada por uma ONG que acompanha a guerra na Síria, em julho deste ano.

O governo russo disse à época que poderia ter matado Al-Baghdadi em um de seus bombardeios aéreos à cidade síria de Raqqa, último bastião da milícia terrorista. Os EUA, porém, afirmaram que não poderiam corroborar a morte de Al-Baghdadi. Militares iraquianos também se mostraram céticos quanto a essa possibilidade.

Desde 2014, boatos sobre a morte de Al-Baghdadi circularam com certa regularidade, mas nunca foram confirmados. Os Estados Unidos ofereciam US$ 25 milhões pela captura do extremista.

Até o momento, o Estado Islâmico não confirmou nem negou oficialmente a informação em seus canais de comunicação habituais.

Abu Bakr al-Baghdadi não dava sinais de vida desde uma gravação de áudio divulgada em novembro, logo após o lançamento da ofensiva em Mossul, no norte do Iraque. No áudio, ele exortava seus homens a lutarem até o martírio. O terrorista teria deixado a cidade no início do ano.

Foi em Mossul que o chefe do EI fez sua única aparição pública, em julho de 2014, na mesquita Al-Nuri.


Endereço da página:

Links no texto: