Folha de S. Paulo


Bangladesh construirá abrigo para refugiados rohingyas, diz secretário

O secretário para a Gestão de Desastres de Bangladesh disse neste sábado (16) que o país construirá cerca de 14 mil novos abrigos para receber os milhares de refugiados rohingyas que fogem de Mianmar.

Aproximadamente 400 mil rohingyas chegaram a Bangladesh desde o final de agosto, segundo a ONU, fugindo de uma campanha de repressão do Exército birmanês em resposta a ataques de rebeldes da minoria muçulmana.

"O governo decidiu construir 14 mil abrigos para os 400 mil rohingyas", disse o secretário Shah Kamal à agência de notícias France Presse. Segundo ele, a construção será feita em dez dias.

De acordo com Kamal, cada abrigo terá a capacidade para seis famílias e os acampamentos onde essas instalações serão construídas contarão com água e serviços médicos e sanitários.

Autoridades de Bangladesh afirmam que muitos dos rohingyas recém-chegados ao país vivem em situação precária e estão se alojando em escolas e em barracas improvisadas à beira de estradas.

Em Myanmar –país onde grande parte da população é budista– os rohingyas também enfrentam dificuldades e não têm acesso a hospitais, escolas e nem ao mercado de trabalho.

A crise com os rohingyas se intensificou em agosto, quando rebeldes do grupo Exército de Salvação Arakan Rohingya atacaram postos policiais em Mianmar. Desde então, aproximadamente 400 pessoas teriam morrido em confrontos, segundos dados do país asiático, e milhares deixaram o país.

Na segunda-feira (11), o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, chegou a afirmar que o tratamento de Mianmar aos rohingyas se assemelha a um "exemplo clássico de limpeza étnica".

Autoridades locais e organizações internacionais se esforçam para administrar o crescente êxodo, sem precedentes neste conflito.


Endereço da página:

Links no texto: