Folha de S. Paulo


Explosão no metrô de Londres deixa feridos; polícia fala em 'ato terrorista'

O metrô de Londres foi alvo de um atentado nesta sexta-feira (15) com uma explosão que deixou ao menos 29 feridos, mas nenhum em estado grave ou morto, segundo as informações preliminares. A polícia busca o responsável.

A explosão –descrita por uma testemunha como uma "bola de fogo"– ocorreu na estação Parsons Green, no oeste da cidade, causada por um explosivo caseiro. Passageiros sofreram queimaduras e foram feridos na correria.

O suspeito pelo ataque ainda não foi identificado formalmente e ninguém foi detido, mas há a expectativa de que a informação não tarde, pois o transporte londrino é monitorado por câmeras. Centenas de agentes das de segurança foram deslocados para a investigação.

A organização terrorista Estado Islâmico reivindicou o ataque por meio de um de seus canais oficiais. Não há provas de seu envolvimento, porém.

A polícia britânica confirmou o incidente e trata o episódio como um ataque terrorista, o quinto do ano. A primeira-ministra conservadora, Theresa May, convocou um comitê de emergência para discutir a situação.

"Os serviços de emergência estão, mais uma vez, respondendo com rapidez e bravura ao que se suspeita ser um incidente terrorista", disse May durante a manhã.

O prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, condenou "os horrendos indivíduos que tentam usar o terror para nos ferir e para destruir o nosso estilo de vida".

Já o presidente americano, Donald Trump, reagiu via Twitter ao ataque, onde escreveu "outro ataque em Londres por um terrorista perdedor". "Essas são pessoas doentes e dementes que estavam nas vistas da polícia. É preciso ser proativo!".

Comentando a declaração, May disse que "nunca acho ser útil que qualquer pessoa especule sobre uma investigação em andamento".

Editoria de Arte/Folhapress
Explosão no metrô de Londres

A explosão desta sexta no metrô evoca os ataques de 7 de julho de 2015, quando uma série de atentados coordenados contra o transporte público londrino deixou 52 mortos e mais de 700 feridos.

O Reino Unido já foi o alvo de quatro atentados em 2017. O mais grave deles ocorreu em Manchester na saída de um show da cantora americana Ariana Grande, em que 22 pessoas foram mortas.

O governo elevou o nível de ameaça terrorista para "crítico", o que significa, na escala oficial, a probabilidade imediata de novas ações.

A polícia britânica frustrou ao menos 19 planos de atentado desde junho de 2013, segundo os dados oficiais.

As autoridades acreditam que o dispositivo detonado no metrô nesta sexta explodiu apenas parcialmente. Ele poderia, portanto, ter causado um dano bastante maior.

EXPLOSIVO

A explosão desta sexta parece ter sido causada por um artefato improvisado dentro de um balde coberto por uma sacola de supermercado. É possível ver fios saindo de dentro do objeto em chamas, nas imagens que circulam na rede.

Ambulâncias, carros de bombeiro e um helicóptero foram enviados ao local para responder à emergência. O serviço de metrô na linha distrital foi temporariamente suspenso entre as estações Earls Court e Wimbledon.

As autoridades britânicas pedem que cidadãos com informações procurem a polícia na linha de emergência. É possível enviar imagens do incidente por meio da página oficial da polícia na internet.

O efetivo policial nas ruas vai ser ampliado nos próximos dias, em especial em locais sensíveis, como o transporte público e os museus.

AFP
Imagem em rede social mostra dispositivo que explodiu no metrô de Londres
Imagem em rede social mostra dispositivo que explodiu no metrô de Londres

Onda de atentados


Endereço da página:

Links no texto: