Folha de S. Paulo


Papa diz que Trump deve repensar fim de programa que protege imigrantes

Alberto Pizzoli/AFP
Os soldados observam a distância à medida que as pessoas se reúnem no aeroporto de Enrique Olaya Herrera em Medellín, na Colômbia, para que uma missa seja oficiada pelo Papa Francisco em 9 de setembro de 2017. O Papa Francis visita a cidade colombiana de Medellín, ex-fortaleza da droga tardia barão Pablo Escobar, no quarto dia de uma turnê papal para promover a paz.
Papa Francisco ferido após bater o rosto contra o vidro do papamóvel, durante viagem a Cartagena

O papa Francisco afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve repensar o fim do programa que protege jovens imigrantes sem documentos no país.

Na semana passada, o secretário de Justiça dos EUA, Jeff Sessions, anunciou o fim do Daca (que na sigla em inglês significa "ação diferida para os que chegaram quando crianças"). Desde 2012, o programa concedeu a 787.580 pessoas um status legal no país.

"Espera-se que seja repensado um pouco", disse o papa após encerrar no domingo (10) a sua visita à Colômbia. Ele chegou na quarta (6) ao país latino-americano, onde motivou peregrinação de milhares de fiéis.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o papa citou problemas das famílias dos imigrantes em geral e disse que queria saber mais sobre a decisão de Trump.

Com o Daca, os chamados "dreamers" (sonhadores) –que entraram nos EUA antes dos 16 anos e têm hoje menos de 35–  podiam viver legalmente por dois anos nos EUA e ficavam protegidos da deportação. A cada dois anos, era preciso renovar o pedido. O fim do programa Daca era uma das promessas de campanha do presidente Trump.

"No final, os jovens sentem que não têm esperança. E quem os rouba de esperança? Drogas, outros vícios, suicídios, e isso acontece quando eles são arrancados de suas raízes", disse o papa Francisco.

O papa já divergiu publicamente de Trump sobre questões de imigração outras vezes, como em relação à intenção do presidente norte-americano de construir um muro na fronteira com o México.


Endereço da página:

Links no texto: