Folha de S. Paulo


Trump recebe emir do Kuait e diz estar disposto a mediar diálogo com Qatar

Kevin Lamarque/Reuters
O emir do Kuait, Sabah al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, com Trump na Casa Branca

Após se reunir com o emir do Kuait, Sabah al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, o presidente Donald Trump disse, nesta quinta-feira (7), que estaria disposto a mediar o diálogo entre o Qatar e os países do golfo —papel desempenhado pelo Kuait hoje.

"Embora eu aprecie e respeite a mediação [do Kuait], eu estaria disposto a ser o mediador", disse Trump, ao lado do emir, a jornalistas.

"Se eu puder ajudar a mediar entre o Qatar e, em particular, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita, eu estaria disposto a fazê-lo. Acho que vocês teriam um acordo muito rapidamente", completou.

Em junho, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito cortaram relações com o Qatar e impuseram um bloqueio econômico ao país, sob a acusação de que ele apoiava o terrorismo. O Qatar rejeita as acusações.

As declarações foram dadas após uma reunião entre os dois na Casa Branca —e depois de Trump falar por telefone com o rei Salman, da Arábia Saudita.

Questionado sobre o andamento das conversas, o emir do Kuait disse ter "esperança" que o conflito será resolvido logo.

"Especialmente porque nossos amigos nos EUA e outros amigos estão ajudando a resolver essa questão, estou otimista que a solução virá num futuro próximo", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: