Folha de S. Paulo


Coreia do Norte está à beira de um 'conflito de larga escala', diz Putin

Sergei Karpukhin /Reuters
O presidente russo, Vladimir Putin, na cerimonia de abertura do show aéreo MAKS 2017, que acontece até 23 de julho, em Jukovsky
O presidente russo, Vladimir Putin, durante evento em julho

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o tenso impasse entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos está à beira de um conflito de larga escala. Segundo ele, é um erro tentar pressionar Pyongyang com sanções sobre seu programa de míssil nuclear.

Putin –que comparecerá a uma cúpula na China de países do Brics (grupo composto por Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul) na semana que vem– escreveu em um artigo publicado no site do Kremlin que prefere, em vez da pressão com sanções, negociações com a Coreia do Norte.

"É essencial resolver os problemas da região por meio do diálogo direto envolvendo todos os envolvidos, sem qualquer pré-requisito [para essas conversas]", escreveu Putin. "Provocações, pressão, retórica bélica e ofensiva são caminho para lugar nenhum", afirmou.

De acordo com o presidente russo, a situação na península coreana se deteriorou tanto que está agora "equilibrada à beira de um conflito de larga escala".

Nesta quinta (31), as forças aéreas dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e do Japão realizaram exercício militar conjunto na zona fronteiriça com a Coreia do Norte.

A tensão na península coreana aumentou após o regime norte-coreano testar mísseis balísticos intercontinentais em julho, o que gerou respostas de Seul e Washington.

Após o teste, o Conselho de Segurança da ONU aprovou novas sanções à Coreia do Norte. A medida poderá reduzir em até um terço a receita de exportação anual do país, que é de US$ 3 bilhões.

Assista ao vídeo


Endereço da página:

Links no texto: