Folha de S. Paulo


Crianças brasileiras emocionaram princesa Diana em 1991

Wilson Melo 24.abr.1991 / Folhapress
Princesa Diana visita unidade da Febem (hoje Fundação Casa) em São Paulo, em 1991
Princesa Diana visita unidade da Febem (hoje Fundação Casa) em São Paulo, em 1991

A princesa Diana veio ao Brasil ao lado do seu marido, o príncipe Charles, em 1991.

Na ocasião, ele promoveria a 1ª Cúpula da Terra, um seminário ambiental realizado a bordo do iate real Britannia, na costa de Belém (PA).

O casal real desembarcou em Brasília na noite de 22 de abril. No dia seguinte, Charles se encontrou com o então presidente Fernando Collor no Palácio do Planalto.

Já Diana foi recebida pela então primeira-dama, Rosane Collor, na LBA (Legião Brasileira de Assistência), entidade que ela presidia.

Quando estiveram juntos, foram a almoços e jantares com políticos em Brasília, no Rio e em São Paulo, visitaram escolas e conheceram o projeto ambiental Ferro Carajás, da Companhia Vale do Rio Doce (hoje Vale), no Pará.

Em São Paulo, enquanto Charles discursava a empresários, Diana visitou uma unidade da Febem (hoje Fundação Casa), no Pacaembu, onde conversou e brincou com crianças portadoras de HIV e deu colo a um bebê.

A princesa não escondeu a emoção. Antes de deixar o local, pediu para ver de novo as crianças, dessa vez sem o público. "Ela se emocionou muito, teve a necessidade de voltar", disse Alda Marco Antônio, da Secretaria do Menor.

Em visita à Associação São Martinho, que à época atendia a 200 meninos em situação de rua no Rio, quebrou o protocolo ao cumprimentar de perto diversas crianças, reforçando sua imagem de "princesa do povo" .

No Rio, Diana sorriu e posou para fotógrafos em passeio no alto do Corcovado.

A princesa foi ainda a Foz do Iguaçu (PR) antes de retornar ao Rio. Aproveitou os últimos momentos para nadar de madrugada na piscina do hotel Copacabana Palace.

-

Editoria de Arte/Folhapress

Rainha Elizabeth 2ª
Tornou-se a regente mais longeva da monarquia britânica em 2017, com 65 anos de reinado. Segundo William e Harry, a avó assumiu o papel de mãe após a morte de Diana

Philip, duque de Edimburgo
Vinha reduzindo suas aparições oficiais desde 2011, quando completou 90 anos. No início de agosto deste ano, anunciou sua aposentadoria

Camilla, duquesa da Cornualha
Após casar-se com Charles em 2005, evitou adotar o título de "princesa de Gales" por estar associado à memória de Diana

Príncipe Charles
Casou-se com Camilla Bowles, com quem já se relacionava à época do divórcio. Como herdeiro do trono, tem gradualmente assumido a agenda oficial de sua mãe

Diana, princesa de Gales
(29.jul.1981 - 31.ago.1997)

Conde Charles Spencer
Irmão de Diana, também homenageou-a nomeando sua quinta filha de Charlotte Diana. Reformou o túmulo da irmã neste ano

Príncipe Harry
Afirmou ter vivido um "caos" aos 12 anos, quando Diana morreu. Participou de duas missões no Afeganistão durante seus 10 anos no Exército

Príncipe William
Tinha 15 anos quando a mãe morreu. Em julho, deixou seu emprego como piloto de ambulância-helicóptero para se dedicar à agenda real

Catherine, duquesa de Cambridge
Casou-se com o Príncipe William em 2011. O casal homenageou Diana nomeando sua filha de Charlotte Elizabeth Diana

-


Endereço da página:

Links no texto: