Folha de S. Paulo


Sem detalhar reforma, Trump anuncia intenção de cortar impostos

Em discurso em uma fábrica de Springfield, em Missouri, o presidente Donald Trump anunciou nesta quarta (30) sua intenção de cortar impostos de empresas e da classe média no que chamou de reforma tributária "pró-América", que espera passar no Congresso o quanto antes.

Para isso, Trump pressionou, em sua fala, os parlamentares republicanos e democratas, inclusive instando os eleitores do Missouri a não reeleger a senadora democrata Claire McCaskill se ela não apoiar a futura proposta da reforma.

Michael B. Thomas/Getty Images/AFP
O presidente americano, Donald Trump, fala sobre impostos em uma fábrica no Missouri

"Vamos deixar —ou tentar deixar— para trás a postura partidária e nos unir como americanos para criar as leis tributárias do século 21 que nossa população merece", disse Trump, depois de ir contra McCaskill. O Congresso retoma suas atividades após o recesso na próxima semana.

Só que, num sinal de que a tarefa de alterar a carga tributária será mais complicada do que ele próprio faz parecer, Trump não entrou em detalhes sobre sua proposta para a reforma.

O presidente elencou apenas quais deveriam ser seus quatro pilares: simplificar o código tributário, diminuir a carga sobre as empresas para torná-las mais competitivas, reduzir impostos para a classe média e tornar "menos punitivo" o sistema para que empresas com negócios fora do país tragam seu dinheiro de volta para os EUA.

"Hoje, ainda estamos taxando nossas empresas em 35%, mas é mais do que isso. Em alguns casos, é mais de 40%, quando incluídos os impostos estaduais e locais", disse Trump. "Idealmente, gostaríamos de reduzir os impostos das nossas empresas para 15%, o que tornaria nosso imposto menor do que em muitos países, mas ainda assim, não o menor, infelizmente, no mundo", afirmou, sem especificar qual será o valor proposto pela Casa Branca.

Trump disse ainda que é "muito importante" para a sua filha e assessora, Ivanka, que as famílias de classe média tenham que pagar menos impostos para poder arcar com os custos de "criar uma família". "Isso é muito, muito importante para todos nessa sala, mas tão importante para a minha filha", disse, saudando, sob aplausos, Ivanka na plateia.


Endereço da página:

Links no texto: