Folha de S. Paulo


Obras de feministas captam atual tensão racial nos EUA

Julia Rendlema/Associated Press
Estátua de Robert Lee, que simboliza tensão racial nos EUA
Estátua de Robert Lee, que simboliza tensão racial nos EUA

Em meio às reações mortificadas ou indignadas diante dos confrontos entre racistas e neonazistas e opositores a esses grupos, em Charlottesville, nos Estados Unidos, surgiam com frequência nas redes sociais reproduções de frases de Angela Davis:

"Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É preciso ser antirracista"; "Não vou aceitar as coisas que não posso mudar. Vou mudar as coisas que não posso aceitar".

Em episódios como o do último dia 12, as ideias de Davis sempre emergem. Ícone da luta feminista e pelos direitos civis nos EUA, ela foi presa nos anos 1970 e ficou conhecida pela campanha internacional "Libertem Angela Davis".

Seu livro "Mulheres, Cultura e Política" acaba de ser lançado no Brasil. Quase ao mesmo tempo, chegou às livrarias o romance best-seller "O Ódio que Você Semeia", de Angie Thomas, também sobre racismo, mas focado no público jovem. Juntas, as obras apresentam perspectivas distintas e complementares de duas mulheres negras que, se não explicam as razões, ajudam a entender a tensão racial nos EUA.

Coleção de discursos e ensaios feitos nos anos 1980 e publicado originalmente em 1990, o livro de Davis passa longe de ser datado.

Com o governo do republicano Ronald Reagan (1981-1989) como pano de fundo, trata da desigualdade racial, sexual e econômica americana. E observa um "estado sombrio" nos EUA na era pós-direitos civis: o percentual de homens negros empregados caíra de 75% para 55% entre os anos 1960 e 1980, e a renda média das famílias negras era inferior a 60% da de famílias brancas.

Davis, que foi próxima ao grupo Panteras Negras e concorreu à vice-presidência pelo Partido Comunista, denuncia um cenário social com "formas institucionalizadas de racismo". Cortes em programas sociais afetavam principalmente os negros.

"Propagandistas do reaganismo afirmam que o sofrimento da população negra resulta das nossas próprias inadequações e que devemos lidar com nossos problemas sem a ajuda de instituições", escreve Davis.

Professora emérita de estudos feministas na Universidade da Califórnia, Davis esteve recentemente no Brasil para participar de eventos do movimento feminista.

No livro, usa um discurso articulado e rico em informações para argumentar que o racismo americano permeia inclusive o feminismo, com as questões de mulheres brancas se sobrepondo às das negras, que sofreriam uma dupla opressão.

BLACK LIVES MATTER

Assim como Davis, Angie Thomas também se vale da escrita como ativismo contra o preconceito racial.

Lançado em fevereiro nos EUA, seu primeiro livro estreou na lista de mais vendidos para jovens adultos do "New York Times" -e lá está há 24 semanas. Em breve, vai virar filme. Conta a história de Starr, garota negra que vive em uma comunidade controlada por gangues.

Aos 12 anos, ela recebe dos pais uma lição sobre como se portar se for parada por um policial: "Mantenha as mãos à vista. Nada de movimentos repentinos". Aos 16, vê o melhor amigo, também negro e desarmado, ser assassinado por um policial branco.

Mulheres, Cultura e Política
Angela Davis
l
Comprar

A inspiração veio com a morte do jovem Oscar Grant, em condições similares, em 2009. Outras tantas se seguiram -Trayvon Martin, Michael Brown-, originando uma onda de protestos, o movimento ativista Black Lives Matter, de combate ao racismo e à brutalidade policial, e o livro de Thomas.

A autora se irritava com narrativas que tratavam vítimas como bandidos. O leitor adulto que conseguir transpassar os capítulos com excesso de adolescência e alguns problemas de tradução vai encontrar no livro uma narrativa bem menos simplista -que envolve racismo e falta de oportunidades para a comunidade negra.

Em uma cena, a personagem principal especula sobre a possibilidade de o policial que matou seu amigo ser condenado. "Pessoas como nós em situações assim viram hashtags, mas raramente conseguem ter justiça." Sem dar spoiler, o final é bem fácil de prever.

*

MULHERES, CULTURA E POLÍTICA
AUTORA - Angela Davis
TRADUÇÃO - Heci Regina Candiani
EDITORA- Boitempo
QUANTO- R$ 48 (200 págs.)
AVALIAÇÃO- muito bom 

*

O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA
AUTORA - Angie Thomas
TRADUÇÃO - Regiane Winarski
EDITORA - Galera
QUANTO- R$ 39,90 (378 págs.)
AVALIAÇÃO - bom 


Endereço da página:

Links no texto: