Folha de S. Paulo


Maduro ordena retirada do ar dos canais colombianos RCN e Caracol

STR
 El presidente de Venezuela, Nicolás Maduro, participa durante una conferencia de prensa con representantes de medios de comunicación nacionales e internacionales, en el Palacio de Miraflores en Caracas, capital de Venezuela, el 22 de agosto de 2017. El presidente de Venezuela, Nicolás Maduro, aseguró el martes que su Gobierno y el de Estados Unidos se encuentran
Nicolás Maduro fala à imprensa na última terça (22) no Palácio de Miraflores, em Caracas

A Comissão Nacional de Telecomunicações da Venezuela, vinculada ao regime de Nicolás Maduro, ordenou nesta quinta (24) que as operadoras de TV por assinatura tirassem do ar as emissoras colombianas Caracol e RCN.

A determinação foi feita em reunião na quarta (23) com os dirigentes das operadoras em Caracas. O sinal da Caracol caiu já na madrugada de quinta, enquanto a RCN começou a sumir da grade das operadoras durante o dia.

A autarquia não se pronunciou sobre os motivos da decisão. Em um programa do canal estatal VTV, o ex-diretor da Conatel Andrés Eloy Méndez disse que as emissoras colombianas incorreram no delito de "instigação do ódio".

Os canais transmitiram ao vivo, inclusive na Venezuela, declarações da procuradora-geral deposta, Luisa Ortega Díaz, em que fez as acusações contra Maduro e os números dois e três do chavismo, Diosdado Cabello e Jorge Rodríguez.

A Caracol ainda foi uma das primeiras a revelarem que a dissidente deixaria o país, junto com a americana Univisión. O diretor de notícias do canal, Juan Roberto Vargas, disse que o regime chavista até demorou em censurá-lo.

"A situação da procuradora foi a cereja do bolo, foi o que levou o regime a tomar essa decisão. A nossa missão como jornalistas é contar a notícia e [esses] são fatos que têm a ver com uma ditadura", disse.

Em nota, a RCN afirma que continuará a informar as Américas "apesar das graves violações contra nossos direitos à liberdade de imprensa e expressão" —outro canal do grupo, o NTN24, está censurado desde abril de 2014.

Parte da programação da RCN foi censurada na Venezuela em fevereiro, quando estreou a série "El Comandante", inspirada na história de Hugo Chávez (1954-2013). Ela foi proibida e desatou uma campanha para "falar bem" do líder da Revolução Bolivariana.

À imprensa internacional na terça (22), Maduro fez duras críticas à Colômbia, afirmando que a capital Bogotá era "o centro da conspiração contra a Venezuela" e que a relação entre os dois países estava "destruída".

Após a censura, a Chancelaria colombiana pediu que se revise a decisão, considerada pelo governo de Juan Manuel Santos "uma clara violação à liberdade de imprensa que garante o direito à investigação dos cidadãos".

Com a Caracol e a RCN, são cinco os canais censurados na Venezuela. Antes, saíram do ar Todo Notícias (Argentina) e El Tiempo TV (Colômbia) em abril e a CNN en Español em fevereiro.


Endereço da página: