Folha de S. Paulo


Chile concede asilo político a cinco juízes venezuelanos ameaçados

STR/Xinhua
CARACAS, agosto 22, 2017 (Xinhua) -- El presidente de Venezuela, Nicolás Maduro, participa durante una conferencia de prensa con representantes de medios de comunicación nacionales e internacionales, en el Palacio de Miraflores en Caracas, capital de Venezuela, el 22 de agosto de 2017. El presidente de Venezuela, Nicolás Maduro, aseguró el martes que su Gobierno y el de Estados Unidos se encuentran
Nicolas Maduro em entrevista coletiva à imprensa internacional nesta terça (22)

O governo do Chile deu asilo político a cinco juízes que haviam sido ameaçados pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), controlado pelo regime chavista. Eles foram nomeados pela Assembleia Nacional, onde a oposição tem maioria.

Os juízes haviam buscado proteção na casa do embaixador chileno em Caracas. O governo chileno pediu ao ditador Nicolas Maduro que autorize que eles saiam do país.

A Assembleia Nacional nomeou 33 novos juízes para o TSJ no fim de julho. Porém, o Tribunal não reconheceu os atos parlamentares, em mais um episódio da crise institucional venezuelana.

Em janeiro, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), máxima instituição do Judiciário, anulou atos da Assembleia Nacional e a declarou em desacato, retirando toda a validade de suas decisões. Em 30 de março, o Tribunal, que é controlado pelo regime, assumiu o poder legislativo. Três dias depois, após críticas severas da oposição e reação negativa de países vizinhos, o judiciário voltou atrás e anulou sua própria decisão.

Na última sexta (18), a Assembleia Constituinte, controlada pelo regime, aprovou por unanimidade um decreto autorizando a tomada do poder legislativo do Assembleia Nacional.


Endereço da página:

Links no texto: