Folha de S. Paulo


Polícia aborta ataque com van que fere sete em Cambrils e mata terroristas

A polícia da Catalunha abortou na madrugada desta sexta-feira (18, noite de quinta no Brasil) um ataque na orla de Cambrils, a 117 km de Barcelona, que deixou sete feridos. Os cinco autores foram mortos pelos agentes.

Segundo os Mossos d'Esquadra, a polícia da região da Catalunha, os homens estavam em uma van que subiu a calçada e tentaram entrar em alta velocidade em uma rua de pedestres. Seis pessoas que passavam pelo local ficaram feridas ao serem atropeladas, duas gravemente. Um policial teve ferimentos leves.

Na sequência, os agentes atiraram oito vezes contra os suspeitos, baleando e matando quatro deles na hora. O quinto foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia diz que todos eles carregavam cintos com explosivos falsos.

O ataque é investigado como terrorismo, mas nenhum grupo o reivindicou até o momento. Os Mossos d'Esquadra declararam que a situação está controlada e agora fazem explosões para detonarem as bombas dos autores.

O método da ação em Cambrils foi o mesmo usado pelo terrorista que matou pelo menos 13 pessoas e feriu cem na tarde de quinta (17) em Las Ramblas, via de pedestres de Barcelona, antes de fugir. Ele continua foragido.

Não se sabe até o momento se os dois ataques estão relacionados. A polícia já prendeu três suspeitos de ligação com a ação em Barcelona. O primeiro foi o marroquino Driss Oubakir, 28, que morava legalmente em Ripoll (a 105 km de Barcelona) e teria alugado a van usada pelo terrorista nos arredores de Barcelona.

O segundo detido é um espanhol do enclave de Melilla, no norte da África, cujo nome não foi divulgado. O homem, segundo a polícia, seria o responsável por uma explosão vinculada ao ataque em um prédio de Alcalar, a 202 km de Barcelona -na ação, ocorrida de madrugada, uma pessoa morreu e sete ficaram feridas. O terceiro suspeito, capturado na manhã desta sexta-feira (18), não teve o nome divulgado.

A polícia, porém, descarta relação do atentado com outro atropelamento ocorrido horas antes nas Ramblas, em que o motorista foi morto pela polícia após atropelar dois agentes.

cambrils


Endereço da página:

Links no texto: