Folha de S. Paulo


Queda de árvore em festa religiosa na ilha da Madeira mata 13 pessoas

Catarina Nunes/Diario de Noticias da Madeira/Associated Press
Ambulância socorre feridos após queda de árvore em festa religiosa na ilha da Madeira, em Portugal
Ambulância socorre feridos após queda de árvore em festa religiosa na ilha da Madeira, em Portugal

A queda de uma árvore durante uma festa religiosa deixou ao menos 13 mortos e 49 feridos nesta terça-feira (15) em Funchal, na ilha da Madeira, em Portugal, segundo comunicado do Conselho de Governo local.

Dez das vítimas morreram na hora —outras três morreram no hospital. Entre os feridos, seis estão em estado grave. Há cidadãos alemães, húngaros, franceses e holandeses.

"A nossa prioridade é apoiar as famílias das vítimas e os doentes", afirmou Miguel Albuquerque, presidente do governo regional da Madeira. Ele disse ainda que as responsabilidades do que aconteceu "serão apuradas".

A árvore, um carvalho, tinha quase 200 anos de idade e caiu sobre fiéis que acendiam velas perto de uma fonte, diante de uma imagem da Nossa Senhora do Monte. A fonte é rodeada por árvores centenárias e atrai a cada ano muitos moradores da Madeira durante a tradicional Festa do Monte.

Uma testemunha contou à rede portuguesa RTP que já havia informado as autoridades locais sobre a necessidade de poda das árvores da região —uma delas teria caído há três meses.


Endereço da página: