Folha de S. Paulo


Ataque à missão da ONU no Mali deixa ao menos sete mortos

Sete pessoas morreram em um ataque armado à base das operações de paz das Nações Unidas em Timbuktu, no Mali, nesta segunda-feira (14). As vítimas foram cinco seguranças malineses, além de um policial e um civil.

Um porta-voz do Exército informou que o ataque acabou por volta das 17h (horário de Brasília) e que quatro dos agressores foram mortos na operação militar em resposta ao ataque, que contou com o apoio de helicópteros no local.

Michele Cattani - 18.jun.17/AFP
Soldado da missão de paz da ONU no Mali durante operação em resort na capital malinesa, Bamaco
Soldado da missão de paz da ONU no Mali durante operação em resort na capital malinesa, Bamaco

Em outro incidente nesta segunda, homens armados atiraram em soldados da tropa de paz da ONU e de tropas malinesas em Douentza, na região central do país. Um porta-voz das Nações Unidas em Nova York, Farhan Haw, disse que um militar da missão da ONU foi morto no confronto, mas não forneceu maiores detalhes.

As tropas da ONU no Mali são alvo frequente de ataques por militantes islamistas. Mais de 100 membros da tropa de paz já morreram no país, tornando-a a mais perigosa atualmente.

Em junho deste ano, militantes mataram outros três soldados da missão de paz da ONU em um ataque à base de Kidal, no norte do país.

Desde 2012, os grupos vinculados à rede terrorista Al Qaeda ocuparam partes do território malinês. O domínio ocorreu depois da instabilidade provocada por um golpe de Estado naquele ano.

Em 2013, a França começou uma missão para tentar estabilizar o território de sua ex-colônia, que conta com a participação de outros países da União Europeia.


Endereço da página: