Folha de S. Paulo


Falta de oxigênio leva à morte de 60 crianças em hospital da Índia

Sanjay Kanojia/AFP
Parente carrega bebê morto por falta de oxigênio no hospital Baba Raghav Das, em Gorakhpur (Índia)
Parente carrega bebê morto por falta de oxigênio no hospital Baba Raghav Das, em Gorakhpur (Índia)

Sessenta crianças morreram em cinco dias em um hospital público do norte da Índia, segundo um balanço divulgado neste sábado (12) pelo governo local. A imprensa atribui as mortes à falta de cilindros de oxigênio no local.

Anil Kumar, representante da polícia de Gorakhpur, cidade onde fica o hospital, disse à AFP que uma investigação foi aberta, mas negou que as mortes estejam relacionadas à escassez do gás na unidade de saúde.

O ministro-chefe de Uttar Pradesh, Yogi Adityanath, afirma que 23 crianças morreram só na quinta (10), quando a pressão do oxigênio diminuiu. O diretor do hospital foi suspenso até que a investigação seja concluída.

Segundo a imprensa indiana, os cilindros deixaram de ser fornecidos pela empresa responsável ao Hospital Baba Raghav Das por não receber os pagamentos do governo de Uttar Pradesh, onde fica Gorakhpur.

O jornal "The Hindustan Times" publicou vídeos que mostram pais de pacientes em pânico correndo para conseguir ajuda e de funcionários tentando manter o fornecimento de oxigênio, usando bolsas de respiração.

Os hospitais públicos indianos costumam funcionar à beira de seu limite. Os pacientes têm que suportar longas listas de espera, até mesmo para intervenções simples, e, às vezes, são obrigados a dividir o leito.


Endereço da página: