Folha de S. Paulo


Marido da rainha da Dinamarca diz não querer dividir túmulo com ela

Marie Hald - 16.abr.2016/Reuters
FILE PHOTO: Denmark's Queen Margrethe and Prince Henrik wave from the balcony during Queen Margrethe's 76th birthday celebration at Amalienborg Palace in Copenhagen, Denmark April 16, 2016. REUTERS/Marie Hald/Scanpix/File Photo ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS PICTURE IS DISTRIBUTED EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. DENMARK OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN DENMARK. NO COMMERCIAL SALES. ORG XMIT: HFS-INK01
A rainha da Dinamarca, Margrethe II, ao lado do marido, o príncipe consorte Henrik, em 2016

O marido da rainha Margrethe II da Dinamarca, o príncipe consorte Henrik, de origem francesa, diz que não quer ser enterrado com ela, anunciou o palácio real nesta quinta-feira (3).

Frustrado por sempre ter sido relegado ao segundo plano protocolar, o príncipe, de 83 anos, decidiu que não queria compartilhar o túmulo com a soberana, que está "de acordo" com esta decisão, informou ao jornal "BT" a chefe de comunicação do palácio, Lene Balleby.

Perguntado pela agência de notícias France Presse, um porta-voz da Corte confirmou as informações do jornal, sem dar mais detalhes.

A decisão do príncipe se deve ao fato de que, ao não ter obtido o título e a função que queria, não tem uma relação de igualdade com sua mulher em vida, de modo que também não quer tê-la na morte, explicou Balleby.

O príncipe Henrik nunca escondeu seu desgosto por não ter obtido o título de rei, e seu descontentamento aumentou nos últimos anos, acrescentou o porta-voz.

Apesar de quebrar a tradição real ao não ser enterrado junto com sua mulher na catedral de Roskilde, o príncipe tem a intenção de ser sepultado na Dinamarca.

Ele "ama a Dinamarca e trabalhou pela Dinamarca durante mais de 50 anos. O príncipe portanto quer ser enterrado na Dinamarca, mas os detalhes ainda não foram definidos", disse Balleby.

O príncipe, nascido Henri Marie Jean Andre Count de Laborde de Monpezat, conheceu aquela que seria sua mulher em 1965 quando trabalhava na embaixada da França em Londres.

A enérgica personalidade de Henrik nunca cativou os corações dos dinamarqueses, que zombaram da sua aposentadoria da vida pública no início de 2016.


Endereço da página: