Folha de S. Paulo


Trump culpa Congresso dos EUA por pior momento na relação com a Rússia

O presidente Donald Trump afirmou nesta quinta-feira (3) que as relações entre Washington e Moscou estão no nível mais baixo de todos os tempos por causa da lei de sanções aprovada pelo Congresso americano.

"Nossa relação com a Rússia está no nível mais baixo de todos os tempos e de forma muito perigosa", tuitou o presidente, logo pela manhã.

"Podemos agradecer ao Congresso, às mesmas pessoas que nem sequer são capazes de nos dar saúde!", acrescentou, em referência à recente derrota no Senado de seus planos de reforma do sistema de saúde introduzido por Barack Obama.

A declaração de Trump ocorre um dia depois de ele ter assinado, a contragosto, uma lei aprovada pelo Congresso que impõe novas sanções à Rússia, e de ter declarado que alguns dos mecanismos do diploma eram falhos e inconstitucionais.

O senador republicano Tom Cotton, quando indagado sobre o tuíte de Trump em uma entrevista ao canal MSNBC, concordou que os laços entre EUA e Rússia estão "em um ponto muito baixo", mas rejeitou a atribuição de culpa do presidente.

"No final das contas, a responsabilidade recai principalmente sobre Vladimir Putin", afirmou. "Precisamos confrontar, pressionar Vladimir Putin em todos os pontos.

A nova lei –que também inclui sanções contra a Coreia do Norte e o Irã– tem como alvo o setor energético da Rússia e concede a Washington a possibilidade de sancionar empresas envolvidas no desenvolvimento de oleodutos nesse país.

A Rússia reagiu dizendo que as punições equivalem a uma guerra econômica em larga escala e o fim das esperanças de uma relação melhor com o governo Trump.


Endereço da página:

Links no texto: