Folha de S. Paulo


Marido de Elizabeth 2ª, príncipe Philip se retira da vida pública aos 96 anos

Yui Mok/AFP
O príncipe Philip comparece a desfile dos fuzileiros navais no Palácio de Buckingham nesta quarta-feira (2)
O príncipe Philip comparece a desfile dos fuzileiros navais no Palácio de Buckingham nesta quarta (2)

O príncipe Philip, marido da rainha britânica Elizabeth 2ª, se despediu da vida pública nesta quarta-feira (2), aos 96 anos, com uma última aparição individual em um evento oficial, encerrando uma carreira real marcada por gafes ocasionais que o deixaram em situações delicadas.

O príncipe, também conhecido como duque de Edimburgo, compareceu a um desfile dos fuzileiros navais no Palácio de Buckingham e se encontrou com oficiais que participaram de uma corrida de 2.662 km para arrecadar fundos para uma instituição de caridade dos fuzileiros.

Embora famoso por comentários às vezes impróprios que renderam manchetes, Philip esteve ao lado da rainha durante seus 65 anos no trono, e ela o descreveu como "minha força e esteio".

Ele anunciou sua aposentadoria em maio deste ano, depois de realizar mais de 22 mil aparições individuais ao longo de sete décadas. Durante um compromisso ocorrido no dia do anúncio, um convidado disse a Philip que lamentava ele estar se aposentando.

"Não consigo ficar de pé muito tempo", brincou o príncipe.

Tanto a rainha quanto o príncipe Philip reduziram sua carga de trabalho nos últimos anos, passando muitas responsabilidades para seu filho e herdeiro, príncipe Charles, e seus netos, os príncipes William e Harry.


Endereço da página:

Links no texto: