Folha de S. Paulo


Polícia acha 9 mortos em caminhão no Texas e suspeita que sejam migrantes

Eric Gay/Associated Press
San Antonio police officers investigate the scene Sunday, July 23, 2017, where eight people were found dead in a tractor-trailer loaded with at least 30 others outside a Walmart store in stifling summer heat in what police are calling a horrific human trafficking case, in San Antonio. (AP Photo/Eric Gay) ORG XMIT: TXEG102
Policiais cercam caminhão em San Antonio, no Texas, após oito corpos serem encontrados no veículo

Pelo menos nove pessoas morreram dentro de um caminhão estacionado no Texas, perto da fronteira com o México. A suspeita é que as vítimas sejam imigrantes em situação ilegal nos EUA, transportados por traficantes de pessoas dentro do veículo.

Além dos mortos, cerca de 20 feridos foram levados a hospitais da região em condições "extremamente críticas" por desidratação pelo calor excessivo.

O motorista do caminhão foi preso, disse o chefe da polícia de San Antonio, William McManus.

Pelo menos 38 pessoas estavam no caminhão, incluindo crianças.

O veículo foi inspecionado após o alerta de um funcionário de supermercado, em cujo estacionamento estava o caminhão, quando um de seus ocupantes foi pedir água a ele.

O funcionário voltou com a água e depois chamou a polícia, que encontrou "oito pessoas mortas na parte de trás", indicou o chefe policial, que qualificou o ato como "tragédia horrível".

Segundo a polícia, as gravações das câmeras de segurança mostraram que vários veículos foram recolher pessoas que estavam dentro do caminhão.

"Estamos diante de um crime de tráfico de pessoas", acrescentou McManus, que notificou o caso aos serviços de imigração.

Em San Antonio as temperaturas superaram os 37ºC no sábado, e especialistas assinalam que a temperatura dentro do caminhão, que não estava com o ar condicionado funcionando, teria se elevado rapidamente. A descoberta de migrantes mortos é frequente em várias partes da fronteira sul dos Estados Unidos, por onde muitos migrantes tentam entrar ilegalmente.

Dezenas de milhares de migrantes, principalmente do México e da América Central, cruzam clandestinamente a fronteira americana a cada ano. Em 2003, 19 migrantes morreram em um caminhão superaquecido no Texas.

Em junho, o Escritório de Proteção de Alfândega e Fronteiras (CBP, em inglês) deteve 21.659 pessoas que tentavam cruzar a fronteira ilegalmente.


Endereço da página:

Links no texto: