Folha de S. Paulo


Canais do YouTube reúnem dicas para brasileiros que querem mudar de país

Divulgação
O youtuber portugues Antonio Junior, do canal Zuca que Virou Tuga Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Antônio Junior, do canal Zuca que Virou Tuga

Os reflexos das crises econômica e política criaram um novo fenômeno entre brasileiros: os canais de vídeo dedicados a ensinar o passo-a-passo para quem quer se mudar para algum outro país.

Portugal, EUA e Canadá lideram a oferta de conteúdo, mas há perfis para todos os gostos e preferências geográficas, da Austrália ao Japão.

Os vídeos abordam desde regras para usar o sistema de saúde a dicas para se adaptar a diferenças culturais.

Visitas a supermercados e lojas que vendem carros –e a dolorosa comparação de preços desses produtos com os disponíveis no Brasil– costumam fazer sucesso.

Aprovada em um mestrado na capital portuguesa, a publicitária Carolina Dias, 28, acompanha "uns dez" youtubers que se dedicam a relatar a realidade portuguesa.

"Comecei buscando dicas sobre adaptação cultural e acabei encontrando vários canais com vídeos relacionados à vida em Portugal. Eles têm me ajudado bastante", diz ela, que só desembarca em Lisboa em setembro.

A publicitária diz que descobriu em um dos canais que pode usar o sistema público de saúde português, graças a um acordo entre os dois países, o chamado PB4. "Já vai me ajudar a economizar, porque não vou precisar comprar um seguro privado", conta.

Entre os brasileiros que querem morar em Portugal, o designer gráfico Antônio Junior, dono do canal O Zuca que Virou Tuga, é referência.

Há mais de dois anos, ele compartilha vídeos sobre praticamente todos os aspectos da vida no país, inclusive o processo de regularização.

"Quando eu me mudei para cá, há mais de oito anos, não tinha informação nenhuma. Só uma comunidade no Orkut, quase sem material. Eu comecei pensando em ajudar quem chega", conta.

Embora em ascensão, os canais dedicados a Portugal ainda são pequenos em comparação aos dedicados a morar nos EUA. Alguns têm mais de 500 mil inscritos.

Entre centenas de vídeos que têm o intuito de esclarecer dúvidas sobre o custo e o modo de vida no exterior, começaram a surgir também canais que são manuais sobre como infringir as leis de imigração.

"Mesmo se você tiver um inglezinho [sic] mais ou menos, fala que você não sabe porcaria nenhuma e vê no que vai dar."

Essa "dica" de como driblar a imigração dos EUA faz parte de um dos vídeos de um canal que praticamente se dedica a ensinar como ficar ilegalmente por lá.

Entre relatos detalhados sobre como infringir a lei, desde mentir na imigração até como dirigir sem carteira de habilitação válida nos EUA, o canal conta com mais de 70 mil inscritos. O autor, que não tem medo de mostrar o rosto, oferece até uma "assessoria" para os imigrantes ilegais.

Com diferentes graus de discrição, há vários perfis que se dedicam a criar esse conteúdo "fora da lei".

Apesar da facilidade para encontrar esses conteúdos, as autoridades migratórias de Portugal e dos EUA dizem que estão atentas ao que se passa nas redes. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal diz que analisa o conteúdo das redes sociais e desenvolve investigações. O Consulado dos EUA em São Paulo afirmou que todas as acusações de fraude são analisadas seriamente.


Endereço da página:

Links no texto: