Folha de S. Paulo


Senador McCain é diagnosticado com câncer no cérebro

Matthias Schrader - 17.fev.2017/Associated Press
Senator John McCain, R-Ariz., speaks during the Munich Security Conference in Munich, southern Germany, Friday, Feb. 17, 2017. The annual weekend gathering is known for providing an open and informal platform to meet in close quarters. (AP Photo/Matthias Schrader) ORG XMIT: FOS240
Senador John McCain, 80, discursa em evento na Alemanha, em fevereiro

O senador americano John McCain, 80, foi diagnosticado com câncer no cérebro, informou seu escritório nesta quarta-feira (19).

O republicano passou por uma cirurgia na última sexta-feira (14) para remover um coágulo acima de seu olho esquerdo e, desde então, se recupera em sua casa, no Estado do Arizona. Segundo os médicos, ele se recupera bem e seu estado de saúde é excelente.

Uma análise do tecido após o procedimento revelou que um tumor cerebral primário conhecido como glioblastoma, um tipo agressivo de câncer, estava associado ao coágulo.

No momento, o senador e sua família avaliam suas opções de tratamento, que podem incluir uma combinação de quimioterapia e radiação.

McCain lutou em três ocasiões contra o câncer de pele.

A cirurgia do congressista e sua consequente ausência levou o Senado dos EUA a adiar a votação do projeto de lei para substituir o Obamacare, a Lei de Saúde Acessível implementada pela administração anterior. Sem o voto de McCain, o governo não teria os 50 votos necessários para aprovar a legislação. O projeto naufragou nesta terça-feira (18).

VETERANO

Nascido em 29 de agosto de 1936, no Canal do Panamá, McCain seguiu carreira militar antes de entrar na política. Ele se formou como oficial da Marinha dos EUA e foi convocado para ser piloto na Guerra do Vietnã (1958-75), onde ficou por cinco anos como prisioneiro de guerra.

Em 1973, depois de libertado, McCain foi recebido nos EUA como um herói. Nove anos depois, foi eleito congressista pela primeira vez. Hoje está em seu sexto mandato pelo Estado do Arizona.

McCain concorreu também à Presidência pelo Partido Republicano em 2008, quando perdeu para Barack Obama.

Ele é casado com Cindy, sua segunda mulher, desde 1980, e tem sete filhos, três deles adotados.


Endereço da página:

Links no texto: