Folha de S. Paulo


Maduro diz que retaliará EUA e Europa após promessa de sanções

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou nesta terça-feira (18) o principal conselho de autoridades do país para avaliar a retaliação contra os Estados Unidos e a União Europeia.

Ambos ameaçaram o chavista com sanções econômicas se for mantida a eleição para a Assembleia Constituinte, marcada para o dia 30.

Palácio de Miraflores/Reuters
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, discursa na abertura do Conselho de Defesa da Nação
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, discursa na abertura do Conselho de Defesa da Nação

Em rede social, ele disse ter chamado o Conselho de Defesa da Nação para responder "à ameaça imperial". "A resposta será muito firme, em defesa ao patrimônio histórico anticolonial e anti-imperialista de nossa pátria. Unidos somos invencíveis."

A reunião das autoridades começou às 18h30 (19h30 em Brasília), com abertura em cadeia nacional, e na sequência reunião fechada. Nenhuma medida foi anunciada até o momento.

Porém, Maduro chamou de "vulgaridade" os comunicados do governo Donald Trump contra Caracas e de "asqueroso" o elogio à consulta popular simbólica promovida pela oposição contra a Constituinte.

"Se são capazes desta vulgaridade contra um país reconhecidamente rebelde e revolucionário, imagina como tratarão seus vassalos."

Na segunda (17), autoridades americanas disseram que tomariam "medidas econômicas fortes e rápidas" se a votação for mantida. "Os EUA não ficarão parados enquanto a Venezuela desmorona."

Maduro citou presidentes latinos, como Michel Temer e o colombiano Juan Manuel Santos, chamados de "escravos do império". Ele acusou o brasileiro de "dar ordens à direita apátrida". "Podemos permitir que este sujeito dê opiniões sobre a vida constitucional da Venezuela?"

O Conselho de Defesa da Nação é formado pelo presidente, seu vice, cinco ministros, um representante cada da Assembleia Nacional, do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) e do Conselho Moral Republicano.

A instância foi convocada pela última vez em 31 de março, após as decisões do Judiciário que tiraram poderes do Legislativo, dominado pela oposição. As sentenças levaram à onda de protestos que deixaram 96 mortos desde então.

Assim como naquela ocasião, os parlamentares não mandaram representantes. Em carta a Maduro, o presidente da Assembleia Nacional, Julio Borges, disse que não há intervenção internacional, como diz o governo, mas "preocupação pela crise que está expulsando os cidadãos da Venezuela".

SANÇÕES

Os EUA não deram detalhes oficiais da punição a Caracas. A agência de notícias Reuters, citando integrantes do governo Trump, diz que os primeiros alvos serão o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, e o número dois do chavismo, Diosdado Cabello.

Eles se juntariam aos juízes da Sala Constitucional do TSJ, submetidos a sanções em maio pela atuação contra a Assembleia Nacional, e ao vice-presidente, Tareck el-Aissami, punido em fevereiro por suposto elo com o tráfico de drogas internacional.

A reação atingiu ainda o ex-presidentes que foram observadores do plebiscito opositor. O colombiano Andrés Pastrana, o boliviano Jorge Quiroga, o mexicano Vicente Fox e os costa-riquenhos Laura Chinchilla e Miguel Ángel Rodríguez foram declarados persona non grata.

Nesta terça, a oposição avançou na Assembleia Nacional com a lista dos 13 juízes titulares e 20 suplentes para o TSJ. Os adversários do presidente consideram que a indicação dos atuais ocupantes das vagas, em dezembro de 2015, foi fraudulenta.

A medida, porém, terá efeito simbólico, já que o Judiciário anulou os poderes do Legislativo por desacato à impugnação de três deputados. Nas ruas, manifestantes montaram barricadas em Caracas e em cidades do interior.


Endereço da página:

Links no texto: