Folha de S. Paulo


Manifestantes pedem expulsão da Odebrecht na República Dominicana

Milhares de dominicanos protestaram neste domingo (16) contra a corrupção e para exigir o processamento do presidente Danilo Medina por obstrução da Justiça no caso do pagamento de propinas pela Odebrecht.

Os manifestantes se reuniram como uma grande massa, que se via do alto de Santo Domingo como uma grande mancha verde. Moradores da região onde passou o ato davam seu apoio agitando objetos com a mesma cor.

Ricardo Rojas/Reuters
Usando verde, manifestantes foram às ruas de Santo Domingo para ato contra corrupção e Odebrecht
Usando verde, manifestantes foram às ruas de Santo Domingo para ato contra corrupção e Odebrecht

No final do protesto, a professora María Teresa Cabrera leu um manifesto do movimento, em que pediu a abertura de um processo contra Medina por considerar que "manobra para obstruir a Justiça no caso Odebrecht".

Medina nega que suas campanhas à presidência tenham sido financiadas pela construtora brasileira e assegura que os culpados serão castigados.

Os ativistas também exigiram investigações contra os presidentes do Senado, Reinaldo Pared, e da Câmara, Lucía Medina, e contra a senadora Cristina Lizardo, todos do governista Partido da Libertação Dominicana.

Além disso, pediram para processar outros funcionários que vinculam à aprovação de contratos com a Odebrecht, que admitiu o pagamento de US$ 92 milhões em propina no país caribenho para ganhar licitações de obras.

A Justiça ordenou em 7 de junho a prisão preventiva de um ministro e de outros sete suspeitos de envolvimento no escândalo. O chamado Movimento Verde começou seus protestos contra a corrupção em 20 de janeiro.


Endereço da página: