Folha de S. Paulo


Líder oposicionista é solto após prisão por protesto na Rússia

O líder oposicionista russo Alexei Navalni, 41, foi solto nesta sexta-feira (7) em Moscou. Ele havia sido condenado a 30 dias de prisão após organizar protestos sem autorização no dia 12 de junho, mas deixou a cadeia cinco dias antes do fim do prazo.

A sua libertação foi anunciada via Twitter. O protesto de junho foi o segundo mega-ato contra corrupção no governo russo neste ano convocado pro Navalni, que age por meio de multiplicadores digitais e redes sociais.

A manifestação do mês passado e outra em março juntaram aproximadamente 250 mil pessoas em mais de cem cidades russas, os mais amplos atos públicos no país desde o fim da União Soviética em 1991.

A agenda de Navalni é focada no combate à corrupção, e ele direcionou esforços este ano contra o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, a quem acusa de ter desviado US$ 1,2 bilhão (aproximadamente R$ 3,97 bi) em recursos públicos. O webdocumentário detalhando as acusações já teve 23,5 milhões de visualizações no YouTube desde março e foi o mote do primeiro protesto deste ano.

Medevedev nega as imputações. O governo de Vladimir Putin critica as ações de Navalni, dizendo que ele coloca jovens em risco ao convocar protestos sem autorização de prefeituras, o que é ilegal na Rússia.

No ato de junho, cerca de 1.700 pessoas foram detidas em todo o país, e algumas, como Navalni, sentenciadas a 15 ou 30 dias de prisão.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa da cúpula do G20 em Hamburgo, na Alemanha, que começou nesta sexta (7).

*

TENTÁCULOS DE PUTIN
Presidente russo é acusado de truculência contra opositores

2011 a 2012
Após denúncia de fraude eleitoral, Rússia tem protestos contra Putin, os maiores desde a queda da URSS. Mais de 1.000 são presos

17.ago.2012
Integrantes da banda punk Pussy Riot são condenadas após gravarem vídeo contra Putin em uma catedral de Moscou

21.mar.2014
Após início da guerra civil na Ucrânia, Rússia anexa a península da Crimeia, sem resposta militar do governo de Kiev

27.fev.2015
O opositor Boris Nemtsov é assassinado em Moscou, aumentando temores de recrudescimento do governo Putin

26.mar.2017
Protestos contra a corrupção e pela renúncia do premiê Dmitri Medvedev têm centenas de detidos, dentre eles o opositor Alexei Navalni

12.jun.2017
Novos protestos reúnem milhares de manifestantes e terminam com centenas de detidos; Navalni é preso novamente


Endereço da página:

Links no texto: