Folha de S. Paulo


Coreia do Norte compara Donald Trump a Hitler

A Coreia do Norte comparou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o líder nazista Adolf Hitler em um editorial da agência estatal do país, a KCNA.

A política do presidente americano é uma forma de "nazismo do século XXI", afirma o editorial ao criticar o slogan "America First" (América em Primeiro Lugar) de Trump.

"O princípio América em primeiro lugar defende a dominação mundial por meios militares, como foi o caso com o conceito de ocupação mundial de Hitler", escreveu a agência norte-coreana.

Trump segue "a política ditatorial de Hitler" para dividir os outros em duas categorias, "amigos e inimigos", para justificar a "supressão" dos últimos, completa.

A Coreia do Norte tem o hábito de ofender os seus inimigos. Na semana passada, Pyongyang chamou Trump de "psicopata" em um contexto de tensão pela morte do estudante americano Otto Warmbier, repatriado em estado de coma aos Estados Unidos depois de passar alguns anos detido em uma prisão norte-coreana.

Em 2014, a agência KCNA chamou o então presidente americano Barack Obama de "bastardo de sangue mestiço" com "aparência de macaco".

Antes, a Coreia do Norte comparou a ex-presidente sul-coreana Park Geun-Hye com uma "prostituta" e Obama com um "proxeneta".


Endereço da página:

Links no texto: