Folha de S. Paulo


Explosão atinge estação central de Bruxelas; suspeito é 'neutralizado'

Emmanuel Dunand/AFP
A soldier cordons off an area outside Gare Centrale in Brussels on June 20, 2017, after an explosion in the Belgian capital. / AFP PHOTO / Emmanuel DUNAND
Soldado faz segurança da entrada do metrô de Bruxelas, na Bélgica, após suposto ataque terrorista

Uma pequena explosão atingiu pouco antes das 21h (16h em Brasília) desta terça-feira (20), a estação central de Bruxelas, capital da Bélgica. A polícia belga informou que uma pessoa foi "neutralizada" pelos soldados que guardam o local e a situação está sob controle.

O incidente foi classificado pelo governo como uma tentativa de ataque terrorista fracassada. Ninguém ficou ferido.

"Houve um acidente na estação central. Houve uma explosão ao redor de uma pessoa. Essa pessoa foi neutralizada pelos soldados que estavam no local. No momento, há muitos policiais na estação e tudo está sob controle", afirmou um porta-voz da polícia à agência de notícias Reuters.

O porta-voz dos bombeiros Pierre Meys confirmou ao canal RTL que houve uma explosão no local e disse que não há vítimas.

O funcionário do metrô Nicolas Van Herrewegen disse ao canal RTBF que viu um homem gritar em um dos andares inferiores da estação o que parecia ser "Allah Akbar", Deus é grande, em árabe, e detonar algo em um carrinho de bagagem. A explosão foi pequena e não chegou a ferir nem mesmo os passageiros a cerca de três metros do suspeito, disse Herrewegen.

Outro funcionário, Jean-Michel Michel, disse ao jornal "DH" que a explosão ocorreu no mezanino e, em seguida, o homem desceu para as plataformas do metrô. "Ele disse: 'Allah Akbar'", afirmou Michel, acrescentando que o homem aparentava ter cerca de 35 anos.

A estação central de Bruxelas foi esvaziada, assim como a Grand-Place, a praça central onde ficam a Câmara Municipal e a Casa do Rei e um dos principais pontos turísticos da cidade. Os dois pontos ficam a cerca de 200 metros de distância. As linhas 1 e 5 do metrô, além de várias linhas de ônibus, foram interrompidas.

O jornal belga "Le Soir" afirma que uma grande equipe policial e de militares foi enviada ao local.

O porta-voz da Procuradoria Ine Van Wymersch confirmou que o suspeito foi morto e disse que nenhum outro explosivo foi encontrado em seu corpo.

A Bélgica está em alerta desde que homens-bomba mataram 32 pessoas em uma estação de metrô e no aeroporto da capital, em 22 de março do ano passado.


Endereço da página:

Links no texto: