Folha de S. Paulo


Google endurece medidas para tirar conteúdo extremista do YouTube

Stephen Lam - 13.nov.2015/Reuters
Sede do Google em Mountain View, nos Estados Unidos
Sede do Google em Mountain View, nos Estados Unidos

O Google vai adotar mais medidas para identificar e remover conteúdo terrorista ou violência extremista do YouTube, sua plataforma de vídeos, informou a empresa em uma publicação de blog no domingo (18).

A companhia disse que adotará uma posição mais dura em relação a vídeos contendo conteúdo religioso supremacista ou inflamatório, ao emitir alertas e não monetizar ou recomendá-los aos usuários, mesmo se os vídeos não violarem claramente as os termos do site.

O Google ainda empregará mais recursos em engenharia e aumentará o uso de tecnologia para identificar vídeos extremistas, além de treinar novos classificadores de conteúdo para rapidamente identificar e remover esse tipo de material.

"Embora nós e outros tenhamos trabalhado por anos para identificar e remover conteúdo que viola nossas políticas, a verdade desconfortável é que nós, como indústria, devemos reconhecer que mais precisa ser feito. Agora", disse Kent Walker, conselheiro-geral do Google.

A empresa expandirá a colaboração com grupos antiextremistas para identificar conteúdo que possa ser usado para radicalizar e recrutar extremistas.

O Google ainda abordará potenciais recrutas da organização terrorista Estado Islâmico por meio de publicidade direcionada online e os redirecionará para vídeos antiterrorismo, em um esforço para fazê-los mudar de ideia.

Alemanha, França e Reino Unido, onde civis foram mortos e feridos em ataques por militantes islâmicos nos últimos anos, vinham pressionando o Facebook e outras empresas de mídia social, incluindo o Google e o Twitter a fazer mais para remover conteúdo militante e discurso de ódio.

Assista ao vídeo


Endereço da página:

Links no texto: