Folha de S. Paulo


Irlanda formaliza eleição do primeiro premiê assumidamente gay

Paul Faith/AFP
Leo Varadkar waves to colleagues as he leaves the parliament in Dublin after being confirmed as taoiseach on June 14, 2017. Leo Varadkar promised a
Leo Varadkar acena ao público após ser eleito premiê da Irlanda

Filho de um imigrante indiano, Leo Varadkar, 38, foi eleito nesta quarta-feira (14) o primeiro premiê abertamente gay e integrante de minoria étnica da Irlanda, país majoritariamente católico e conservador. Ele também é o premiê mais jovem desde a adoção da Constituição irlandesa, em 1937.

Apesar de herdar uma economia em crescimento, Varadkar terá de enfrentar desafios como a saída do Reino Unido da União Europeia, crise de habitação em seu país e crise política na Irlanda do Norte.

No começo do mês, Varadkar foi eleito líder do Fine Gael, partido de centro-direita que governa a Irlanda, sucedendo Enda Kenny. A disputa foi convocada após o então premiê Kenny anunciar sua renúncia no mês passado.

"A liderança de Kenny permitiu com que eu me tornasse um cidadão igual em meu próprio país e aspirar a cargos como este, uma aspiração que eu pensei que estava além do meu alcance", disse Varadkar. "O governo que vou liderar não será de esquerda ou de direita, mas sim um dos novos centros europeus, na medida em que procuramos construir uma República de oportunidade".

Clodagh Kilcoyne/Reuters
Leo Varadkar wins the Fine Gael parliamentary elections to replace Prime Minister of Ireland (Taoiseach) Enda Kenny as leader of the party, in Dublin, Ireland June 2, 2017. REUTERS/Clodagh Kilcoyne TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: CK14
Leo Varadkar comemora vitória em disputa do partido Fine Gael, no começo de junho

"Como o titular mais jovem do país deste cargo, ele fala para toda uma nova geração de irlandeses, representa uma Irlanda moderna, diversificada e inclusiva ", afirmou Kenny ao Parlamento, nomeando seu sucessor.

Varadkar prometeu apresentar um objetivo menos ambicioso de redução da dívida do que o estabelecido pelo governo de Kenny no ano passado, além de pressionar a União Européia por margem de manobra adicional para liberar mais recursos para projetos de infraestrutura.

Em relação ao "brexit", o premiê quer que a Irlanda do Norte, território britânico, permaneça no mercado único da União Europeia e mantenha o acesso aos programas do bloco, garantindo um "brexit suave", que ele disse parecer mais provável após as eleições parlamentares britânicas na semana passada.

A eleição de Varadkar sinaliza mudanças sociais rápidas na Irlanda. O país, que criminalizava a homossexualidade até 1993, foi o primeiro do mundo a reconhecer o casamento igualitário por meio de plebiscito, em 2015.

Opositores consideram que a escolha dele para premiê levará o governo da Irlanda mais para a direita.

"Leo Varadkar é um conservador. O Fine Gael será levado ainda mais para a direita sob sua liderança e isso só pode representar mais dificuldades para pessoas comuns", declarou Gerry Adams, líder do partido Sinn Fein, de esquerda.


Endereço da página:

Links no texto: