Folha de S. Paulo


Líder de partido norte-irlandês que fez aliança é vista como boa negociadora

Quando começou o conflito armado na Irlanda do Norte, provocado pelos extremistas do grupo IRA (Exército Republicano Irlandês) no fim dos anos 1960, Arlene Foster, 46, ainda não tinha nascido. E quando o país firmou a paz, em 1998, ela começava a carreira de advogada.

A líder do maior partido favorável à união com o Reino Unido, o DUP (Partido Democrático Unionista, na sigla em inglês), representa a geração posterior à luta armada, mas o conflito marcou a história de sua família.

Clodagh Kilcoyne - 6.mar.2017/Reuters
A líder do DUP, Arlene Foster, em Belfast em março; coalizão com o partido deu maioria a Theresa May
A líder do DUP, Arlene Foster, em Belfast em março; coalizão com o partido deu maioria a Theresa May

Seu pai, o policial John Kelly, tomou um tiro na cabeça de um militante do IRA em 1979, mas sobreviveu. Nove anos depois, a então adolescente Arlene escapou de um atentado do grupo quando uma bomba colocada sob o ônibus escolar em que ela estava explodiu.

O alvo era o motorista do veículo, que trabalhava em meio período como soldado do UDR, divisão do Exército britânico que combatia a insurgência na Irlanda da Norte.

Arlene fará 47 em 3 de julho. Desde o início de 2016 chefia o governo norte-irlandês. Ela começou na política ao ser eleita para a assembleia local, em 2003, passou por vários ministérios e, líder do DUP, em janeiro de 2016, se tornou primeira-ministra do pequeno país britânico encravado na república da Irlanda (em inglês, há uma sutil diferença: a governante do Reino Unido é "prime minister"; os países subordinados, Escócia, Gales e Irlanda do Norte, têm "first ministers").

-

PLATAFORMA
O que pensa o DUP sobre temas polêmicos

Brexit
Foi favorável à saída da UE, mas não quer mudanças na situação da fronteira com a Irlanda e Irlanda do Norte

Benefícios sociais
Defende a manutenção do reajuste mínimo anual das aposentadorias e a ajuda de custo do Estado a idosos para gastos com aquecimento no inverno

Casamento gay
É contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e sempre mantém oposição às reformas liberais

Aborto
Lutou para deter uma extensão dos direitos do aborto na Irlanda do Norte

Clima
Partido indicou ministro do Meio Ambiente na Irlanda do Norte que negava as mudanças climáticas

-

Formada em direito, Arlene dedicou-se à assistência social em seu distrito antes de se lançar à política. É considerada boa negociadora, mas o currículo em seu site oficial começa destacando-a como uma "aguerrida defensora da União".

A habilidade política ficou clara numa das primeiras manifestações ao ser confirmada a vitória do DUP, já com a perspectiva da aliança com o governo de Theresa May. Ela lembrou que a Irlanda do Norte foi contra a saída da UE —embora ela e seu partido tenham apoiado– e não aceita o "brexit duro".

Arlene citou que o DUP não admite a hipótese de voltar a haver fronteiras formais com a Irlanda. Como a posição é idêntica à do Sinn Féin, para se diferenciar do rival, ela "atacou" os nacionalistas por dizerem que as fronteiras vão voltar.

Foi a capacidade de harmonizar o contrário sem anular a personalidade que garantiu o êxito das duas legendas. Juntas, obtiveram 17 das 18 cadeiras norte-irlandesas. É a marca que leva Arlene ao governo britânico.

-

Editoria de Arte/Folhapress

RESULTADO DAS VOTAÇÕES NO REINO UNIDO - Números de cadeiras

Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: