Folha de S. Paulo


Ataque do Boko Haram na Nigéria deixa ao menos 13 mortos

Pelo menos 11 pessoas morreram em um ataque na cidade de Maiduguri, no nordeste da Nigéria, lançado na quarta-feira à noite pelo grupo extremista Boko Haram, informou nesta quinta-feira (8) a polícia local.

Dez civis faleceram em três atentados suicidas coordenados e outro perdeu a vida no bairro de Jiddari Polo, quando os moradores tentavam fugir dos agressores, explicou o delegado do estado de Borno, Damian Chukwu.

Um dos três suicidas se explodiu no bairro de Goni-Kachallari, depois que fiéis muçulmanos saíram da mesquita.

"O suicida morreu, assim como outras seis pessoas", confirmou o delegado.

"O segundo detonou o seu cinturão de explosivos às 21h20 locais (17h20 de Brasília) causando três mortes, além do suicida", acrescentou Chukwu. O terceiro atentado suicida deixou outro morto. 

No total, 24 pessoas ficaram feridas.

Editoria de Arte/Folhapress

Segundo várias testemunhas, um grupo de combatentes iniciou a ofensiva no campo de Aridawari, na periferia de Maiduguri, berço do Boko Haram.

Os vizinhos afirmaram que os rebeldes se dirigiram até uma base militar, cruzando o bairro de Jiddari Polo, abrindo fogo por todas as partes.

No início de maio, a milícia extremista islâmica –que há sete anos tenta criar na Nigéria um califado regido pela sharia–libertou mais de 80 estudantes Chibok sequestradas havia mais de três anos.

Em dezembro do ano passado, a Nigéria alegou ter capturado o último reduto dos militantes.


Endereço da página:

Links no texto: