Folha de S. Paulo


Ao menos 35 pessoas morrem em dois ataques a bomba em Bagdá, no Iraque

Sabah Arar/AFP
Iraquianos observam veículo destruído após explosão de carro-bomba na capital, Bagdá, nesta terça (30)
Iraquianos observam veículo destruído após explosão de carro-bomba em Bagdá nesta terça (30)

Ao menos 35 pessoas morreram em dois atentados em Bagdá nesta terça-feira (30), um deles reivindicado pela facção terrorista Estado Islâmico, de acordo com um novo balanço divulgado pelas autoridades iraquianas.

Mais de cem pessoas ficaram feridas nos ataques na capital iraquiana, o primeiro contra uma sorveteria e o segundo executado por um homem-bomba, com poucas horas de intervalo.

Nesta terça-feira, pouco depois da meia-noite, um carro-bomba foi detonado diante de uma sorveteria no bairro de Karrada, centro de Bagdá. "O balanço subiu a 16 mortos e 75 feridos, incluindo mulheres e crianças", afirmou uma fonte das forças de segurança.

Assista ao vídeo

A milícia sunita reivindicou o ataque por meio de sua agência de propaganda Amaq e indicou que tomou como alvo "uma reunião de xiitas". Em julho de 2016, um ataque do Estado Islâmico a esse mesmo bairro deixou mais de 300 mortos e foi o mais letal desde a invasão do Iraque pelos Estados Unidos, em 2003.

Poucas horas depois, um carro-bomba explodiu na ponte dos Mártires, uma das principais da capital.

"Onze pessoas morreram na explosão do carro-bomba contra civis", afirmou um policial, que citou dezenas de feridos. O atentado não foi reivindicado, mas o "modus operandi" é similar ao do Estado Islâmico.

O que é Estado Islâmico

O que é Estado Islâmico


Endereço da página:

Links no texto: