Folha de S. Paulo


Comitê do Senado pede que diretor do FBI demitido por Trump deponha

O Comitê de Inteligência do Senado americano quer ouvir o ex-diretor do FBI (polícia federal dos EUA) James Comey em sessões abertas e fechadas.

O comitê também pediu nesta quarta-feira (17) que o diretor em exercício do FBI, Andrew McCabe, entregue todas as anotações que Comey teria de conversas com a Casa Branca ou o Departamento de Justiça relacionadas às investigações sobre a interferência russa nas eleições americanas de 2016.

3.mai.2017/Xinhua
O ex-diretor do FBI, James Comey, testemunha no Senado no último dia 3
Comey depõe no Senado no último dia 3 sobre a investigação dos e-mails de Hillary Clinton

Comey foi demitido por Trump na semana passada. Ele liderava uma investigação do FBI sobre contatos irregulares do ex-conselheiro de Segurança Nacional Michael Flynn e outros auxiliares do presidente com o governo da Rússia.

Nesta terça (16), o jornal "The New York Times" revelou que Trump pediu a Comey, em reunião em fevereiro, que encerrasse a investigação sobre Flynn. "Ele [Flynn] é um bom sujeito. Eu espero que você deixe isso para lá", disse Trump ao então diretor do FBI em 14 de fevereiro, segundo o memorando.

Se confirmada a existência do memorando —que não foi visto pela reportagem do "New York Times"—, essa será a primeira evidência de que o presidente tentou interferir nas investigações sobre possíveis ligações de membros da sua equipe com a Rússia durante as eleições.


Endereço da página:

Links no texto: