Folha de S. Paulo


Trump aprova envio de armas pesadas a grupo que combate o EI na Síria

Reprodução/APTV/Associated Press
Frame de vídeo divulgado pela milícia curda YPG (Unidades de Proteção Popular) mostra blindados dos EUA
Frame de vídeo da milícia curda YPG (Unidades de Proteção Popular) mostra blindados dos EUA

O presidente americano, Donald Trump, aprovou o envio de armamento pesado aos curdos que lutam contra a facção terrorista Estado Islâmico no norte da Síria, em uma decisão que deve enfrentar forte oposição da Turquia.

As Forças Democráticas da Síria, que incluem a milícia curda Unidades de Proteção Popular (YPG, na sigla em curdo), são o principal parceiro dos Estados Unidos na guerra contra o EI na Síria. Desde novembro o grupo vem trabalhando com a coalizão liderada pelos americanos para retomar a cidade de Raqqa, bastião dos extremistas em solo sírio.

"Ontem [segunda-feira], o presidente autorizou o Departamento de Defesa a equipar elementos curdos das Forças Democráticas da Síria como necessidade para assegurar uma vitória clara contra o Estado Islâmico em Raqqa, na Síria", afirmou nesta terça (9) a porta-voz do Pentágono, Dana White.

"Nós estamos conscientes das preocupações de segurança da Turquia, nossa parceira na coalizão", acrescentou a porta-voz. "Queremos reafirmar ao povo e ao governo turco que os Estados Unidos estão comprometidos em prevenir riscos adicionais e em proteger nosso aliado na Otan", disse, citando a aliança militar ocidental.

Para o Pentágono, as Forças Democráticas da Síria "são a única força em solo sírio que podem conquistar Raqqa com sucesso em um futuro próximo".

Uma lista completa das armas a serem enviadas não foi divulgada, mas o armamento inclui morteiros 120 mm, metralhadoras, munição e veículos blindados, segundo funcionários da Casa Branca afirmaram à Associated Press sob condição de anonimato. Mísseis de artilharia não serão enviados.

Um cronograma não foi detalhado, mas a intenção é providenciar o mais rápido possível a assistência às forças curdas.

Núcleo de Imagem/Folhapress

Durante o governo Barack Obama (2009-2013), as Forças Democráticas da Síria já recebiam apoio, mas limitado, como munições e armas leves. Em janeiro, dias após a posse de Trump, um porta-voz da coalizão afirmou que os EUA haviam aumentado o envio de armas, incluindo blindados.

TURQUIA

A decisão não deve agradar à Turquia do presidente Recep Tayyip Erdogan, que considera a milícia curda um braço do grupo PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), classificado como organização terrorista por Ancara e também Washington.

O YPG é alvo de bombardeios da Turquia, que enfrenta há três décadas uma insurgência dos combatentes curdos no sudeste do país. Um cessar-fogo foi rompido em julho de 2015, levando ao aumento da violência na região.

Não está claro como o governo Trump irá evitar uma eventual retaliação da Turquia, mas militares americanos já haviam sugerido anteriormente que os EUA fornecessem apenas as armas suficientes aos combatentes curdos para a batalha em Raqqa, restringindo o envio em outras operações.

Trump receberá o presidente turco nos dias 16 e 17 deste mês na Casa Branca.

Curdos


Endereço da página:

Links no texto: