Folha de S. Paulo


Macron vence em todas as faixas etárias e de renda, diz instituto

Eleito presidente da França neste domingo (7), o centrista Emmanuel Macron teve mais votos que a ultranacionalista Marine Le Pen em todas as faixas etárias e de renda, segundo o instituto Ipsos.

Entre os jovens de 18 a 24 anos, por exemplo, Macron teve 66% dos votos, contra 34% de Le Pen. No outro extremo, de pessoas com mais de 70 anos, a vantagem do centrista foi ainda maior (78% contra 22%).

Em termos de renda, a disputa foi mais acirrada no grupo que ganha menos de 1.250 euros: Macron teve 55%, contra 45% de Le Pen. Entre os franceses com renda superior a 3.000 euros, a vitória foi mais expressiva (75% contra 25%).

Macron, 39, foi eleito presidente da França neste domingo (7) com 65,1% dos votos, segundo estimativas de boca de urna, que ainda serão confirmadas durante as próximas horas.

Representando o movimento independente Em Frente!, ele governará pelos próximos cinco anos a sétima maior economia do mundo e um dos cinco países com direito o veto no Conselho de Segurança da ONU.

Macron disputava as eleições, com impacto no restante da União Europeia, contra a ultranacionalista Marine Le Pen, da Frente Nacional, que recebeu 34,9%.

ABSTENÇÃO

Segundo os resultados oficiais, a abstenção no segundo turno é de 25,4%, superior à do primeiro turno, de 22%.

O total de votos brancos e nulos, de acordo com o Ipsos, chegou a 4 milhões (11,5% dos que votaram).


Endereço da página:

Links no texto: