Folha de S. Paulo


Equipe de Macron tem e-mail invadido dois dias antes de eleição na França

Regis Duvignau - 9,mar.2017/Reuters
Emmanuel Macron, head of the political movement En Marche!, or Onwards!, and candidate for the 2017 presidential election, attends a meeting in Talence near Bordeaux, south-western France March 9, 2017. REUTERS/Regis Duvignau ORG XMIT: DUV16
O centrista Emmanuel Macron

Contas de e-mail da campanha de Emmanuel Macron foram invadidas e nove gigabytes de informação foram divulgados nesta sexta-feira (5), dois dias antes das eleições presidenciais em que ele é o candidato favorito.

Os dados foram publicados por um usuário chamado EMLEAKS. Não se sabe quem está por trás da ação, que pode favorecer a ultranacionalista Marine Le Pen, rival de Macron no pleito.

A equipe Macron já acusou a Rússia, em outras ocasiões, de ter tentado roubar informações. A Rússia nega, mas teria um interesse evidente: o candidato quer fortalecer as sanções econômicas contra Moscou, enquanto Le Pen quer estreitar laços.

A campanha do Em Frente!, movimento político do candidato, confirmou a invasão de suas contas, afirmando que houve "difusão nas redes sociais de diversas informações internas". Os e-mails divulgados incluem mensagens e fotografias.

O governo francês não comentou o ocorrido. Por lei, é proibido fazer comentários oficiais que afetem o resultado de eleições na França, em vigor a partir da meia-noite local (às 19h em Brasília).

As sondagens de opinião divulgadas nos últimos dias apontam para a vitória de Macron em uma disputa histórica, na qual pela primeira vez os partidos tradicionais não chegaram ao segundo turno. Se vencer, ele será o primeiro candidato independente a governar a França.


Endereço da página:

Links no texto: