Folha de S. Paulo


Para Obama, vitória de Macron será importante para futuro da França

AFP
O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, deu seu apoio ao candidato centrista Emmanuel Macron
O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, deu seu apoio ao candidato centrista Emmanuel Macron

O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, declarou publicamente seu apoio a Emmanuel Macron. Ele disse em um vídeo que a vitória do candidato será importante "para o futuro da França e dos valores que nos são caros". A campanha de Macron, com a mobilização de ativistas, foi inspirada na de Obama.

À ALTURA
Jean-Marie Le Pen, pai de Marine Le Pen e fundador da Frente Nacional, disse que ela "não estava à altura" do debate presidencial de quarta-feira (3). Ele já havia criticado a campanha da filha publicamente. Jean-Marie também outrora disse que o Holocausto foi um "detalhe".

MEDÍOCRE
A performance de Le Pen no debate foi duramente criticada durante o dia. Políticos reclamaram de sua agressividade e da ausência de propostas concretas. O conservador Alain Juppé, prefeito de Bordeaux, disse que a participação dela foi "medíocre" ao nivelar a conversa por baixo. Segundo pesquisa da rede BTMTV, Macron se saiu melhor no debate para 63% dos espectadores.

RECEITA
Em visita à Bretanha, Marine Le Pen foi recebida com ovos por manifestantes, mas escapou. Jogar gêneros alimentícios em políticos é uma tradição francesa. Macron já levou ovada na cabeça. Hollande e o ex-premiê Manuel Valls foram atacados com farinha.


Endereço da página:

Links no texto: