Folha de S. Paulo


França tem 2º debate presidencial em meio a empate nas pesquisas

Candidatos à Presidência da França debatem nesta terça-feira (4) suas propostas de governo conforme se aproximam as eleições, com primeiro turno em 23 de abril.

Será a chance do centrista independente Emmanuel Macron consolidar sua posição em um dos pleitos europeus mais importantes deste ano.

Joel Saget/AFP
Fotomontagem com a candidata da extrema direita, Marine Le Pen, e o centrista Emmanuel Macron
Fotomontagem com a candidata da extrema direita, Marine Le Pen, e o centrista Emmanuel Macron

Uma pesquisa do jornal "Le Monde" estima que Macron esteja empatado em primeiro lugar com a extremista Marine Le Pen. Ambos têm 25% das intenções de voto, segundo a sondagem com 14.300 pessoas entre 31 de março e 2 de abril.

No segundo turno, que acontece em 7 de maio, Macron derrotaria Le Pen (61% a 39%), prevê a pesquisa.

Le Pen lidera o partido xenófobo e islamofóbico Frente Nacional. Ela defende retirar a França da União Europeia. A proposta foi reiterada em uma entrevista nesta terça-feira à Sud Radio. Le Pen disse que, no caso de sua vitória, organizará um referendo em seis meses para retirar o país do bloco econômico.

O Reino Unido aprovou sua própria saída da União Europeia em junho de 2016, processo chamado "brexit".

EXTREMA ESQUERDA

O debate desta terça-feira será fundamental também para consolidar as posições dos demais candidatos. Os sites das emissoras BFM e CNews transmitem o debate ao vivo a partir das 15h40 (horário de Brasília).

O conservador François Fillon, outrora favorito à Presidência, tem visto o terceiro lugar escorregar de suas mãos.

A pesquisa do "Le Monde" coloca ele com 17,5% dos votos no primeiro turno, o mesmo valor de uma pesquisa feita em meados de março.

Jean-Luc Mélenchon, da extrema esquerda, aparece com 15%, 3,5 pontos percentuais a mais do que na sondagem anterior. O salto é creditado a sua performance no debate de 20 de março.

Na televisão, ele afirmou que os moderadores tinham "a modéstia de uma gazela" por não pressionar Fillon e Le Pen a respeito das investigações de corrupção de que são alvo. As denúncias são uma das razões da queda de Fillon desde o início do ano.

O candidato socialista Benoît Hamon tem, segundo o jornal francês, 10% das intenções de voto. Ele representa o Partido Socialista, governista, hoje em uma grave crise de popularidade —o suficiente para o presidente, François Hollande, decidir não concorrer à reeleição.

-

ONDE VER O DEBATE

Na internet

Sites das emissoras francesas BFM e CNews transmitem ao vivo, a partir das 15h40 (horário de Brasília)


Endereço da página: