Folha de S. Paulo


Explosão deixa 14 mortos em metrô de São Petersburgo, na Rússia

Uma explosão no metrô de São Petersburgo, no oeste da Rússia, deixou ao menos 14 mortos e 42 feridos nesta segunda-feira (3). O incidente é tratado pelas autoridades como um atentado terrorista.

A explosão ocorreu em torno das 14h40 locais (às 8h40 em Brasília) entre as estações Sennaya Ploschad e Tekhnologitchesky Institut.

Um artefato explosivo estava escondido em uma mala e coberto por estilhaços, segundo a imprensa local. A técnica é utilizada para maximizar o dano.

vídeo rússia

Uma bomba foi também encontrada embaixo de um extintor de incêndio em outra estação e desativada. O sistema de metrô da cidade foi interditado.

Segundo a ministra da Saúde russa, Veronika Skvortsova, 11 pessoas morreram no local e outras três enquanto eram encaminhadas a hospitais.

A agência de notícias local Interfax noticiou, citando fontes anônimas, que os responsáveis pela explosão foram gravados por câmeras de segurança. As autoridades buscam dois suspeitos.

Circulam imagens em que é possível ver os destroços em uma plataforma e algumas vítimas estendidas no chão ensanguentado. A porta de um dos vagões foi retorcida pela explosão.

Em um vídeo, passageiros tentam resgatar pessoas de dentro do trem enquanto algumas delas saem pelas janelas.

O sistema de metrô de São Petersburgo transporta mais de 2 milhões de pessoas ao dia. A explosão, no entanto, ocorreu durante um momento de pouca movimentação.

Segundo o Comitê de Investigação da Rússia, a decisão do condutor de não parar o trem no momento da explosão ajudou a evitar um número maior de vítimas.

PUTIN

O presidente russo, Vladimir Putin, estava em São Petersburgo —a segunda cidade em tamanho na Rússia— para uma reunião com o ditador de Belarus, Alexander Lukashenko. Ele foi informado sobre a explosão. Mais tarde, visitou o local do ataque e depositou flores na entrada da estação do Instituto Tecnológico.

Putin afirmou que ainda é "muito cedo" para determinar o que causou o incidente, mas a ação poderia ser "criminosa ou terrorista". Ele disse que está em contato com seus serviços de segurança e ofereceu condolências às famílias das vítimas.

(articleGraphicCredit)..

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, descreveu por sua vez a explosão como um "ato terrorista" e prometeu assistência aos feridos.

As autoridades da cidade decretaram três dias de luto a partir de terça-feira (4).

O presidente dos EUA, Donald Trump, referiu-se à explosão como uma "coisa terrível que está acontecendo em todo o mundo". Outros representantes internacionais, como o chanceler britânico, Boris Johnson, demonstraram solidariedade.

Na sequência da explosão, o governo francês anunciou que vai reforçar suas próprias medidas de segurança.

Houve sérios atentados na França durante os últimos anos, como aquele que deixou 130 mortos em Paris, em novembro de 2015.

SUSPEITOS

A Rússia foi atacada no passado por militantes tchetchenos. Em 2010, duas mulheres-bomba atingiram o metrô de Moscou, deixando 38 mortos. Havia ameaças de novas ações desses grupos.

Separatistas da Tchetchênia estarão, portanto, entre os principais suspeitos. Para esse grupo, um ataque à antiga capital imperial teria forte impacto.

Outros suspeitos são os radicais russos que viajaram à Síria e ao Iraque para unir-se às fileiras da facção terrorista Estado Islâmico. Estima-se que sejam milhares de pessoas, cujo retorno à Rússia oferece um grande desafio para as agências de segurança.

O Estado Islâmico ameaça a Rússia com frequência devido à intervenção militar de Moscou na Síria, onde apoia o regime de Bashar al-Assad. Um braço dessa milícia reivindicou a queda de um avião russo no deserto egípcio do Sinai em 2015. A ação deixou 224 mortos.

Fundada em 1703, São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia, com 7,5 milhões de habitantes. Foi capital do Império Russo entre o século 18 e início do 20.


Endereço da página:

Links no texto: