Folha de S. Paulo


Policiais da Venezuela agridem correspondente de rádio colombiana

Policiais da Venezuela agrediram nesta sexta-feira (31) a jornalista Ely Angélica González, correspondente da rádio colombiana Caracol, enquanto ela fazia a cobertura de protestos diante do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), em Caracas.

A ação foi registrada em vídeo, em que policiais aparecem empurrando e carregando a jornalista. A repórter, que tem cidadania venezuelana, disse que foi pisoteada e que agentes pediram que ela desligasse seu celular.

Veja vídeo

"Você está detida. Cale-se, sente-se, estou te prendendo porque tenho vontade", teria dito um policial, segundo relato de González.

Em nota, a Chancelaria da Colômbia rechaçou a agressão, que classificou de "ataque ao livre exercício da liberdade de expressão". A embaixada da Colômbia na Venezuela afirmou ter entrado em contato com a jornalista e disse estar prestando assistência a ela.

Mais cedo, o governo colombiano havia chamado seu embaixador na Venezuela para "dar informações" sobre a situação política no país.

A crise política na Venezuela se agravou após a decisão do TSJ de assumir as funções da Assembleia Nacional. A manobra foi denunciada pela oposição como "golpe de Estado", e manifestações foram convocadas em repúdio à medida.

Desde o início de 2016, a Justiça venezuelana considera que o Legislativo, sob controle da oposição, age em desacato à Constituição por ter juramentado três deputados do Estado de Amazonas acusados de fraude eleitoral. Embora a Câmara tenha exonerado os parlamentares posteriormente, o TSJ diz que o ato não foi formalizado.

Na prática, a decisão do TSJ significa que, por um prazo indeterminado, o tribunal pode escrever as próprias leis ou indicar um órgão que passe a legislar no lugar da Assembleia.

-

Venezuela

dez.2015
Oposição conquista a maioria da Assembleia Nacional pela primeira vez desde a chegada do chavismo ao poder

jan.2016
Após posse de três deputados opositores acusados de fraude eleitoral, Justiça declara que Assembleia age em desacato

out.2016
Justiça suspende processo de convocação de consulta sobre mandato de Nicolás Maduro, alegando fraude da oposição

out.2016
Órgão eleitoral adia por tempo indeterminado eleições regionais e municipais sob a justificativa de falta de verba

jan.2017
Justiça anula votação da Assembleia sobre o abandono do cargo por Nicolás Maduro, após Legislativo desacatar proibição

fev.2017
Órgão eleitoral cancela pleito regional pela segunda vez para realizar recadastramento de partidos

28.mar.2017
Suprema Corte retira imunidade de parlamentares, autorizando governo a processar opositores

30.mar.2017
Suprema Corte assume as competências da Assembleia Nacional; oposição convoca protestos


Endereço da página:

Links no texto: