Folha de S. Paulo


Membros da OEA se reúnem na terça para discutir crise na Venezuela

A Comissão Permanente da OEA (Organização dos Estados Americanos) se reunirá na próxima terça-feira (28) em Washington para discutir o relatório do secretário-geral, o uruguaio Luis Almagro, sobre a crise na Venezuela.

Em comunicado, a organização afirma que o encontro foi convocado a pedido da delegação brasileira e dos representantes de outros 17 países, incluindo Estados Unidos, Argentina, Colômbia e México.

Carlos Garcia Rawlins - 18.mar.2017/Reuters
Compradoras se espremem na grade de farmácia de Caracas para tentar comprar fraldas descartáveis
Compradoras se espremem na grade de farmácia de Caracas para tentar comprar fraldas descartáveis

Dentre eles, estão os 14 membros que assinaram a declaração conjunta divulgada na quinta (23). Nela, pediram ao presidente Nicolás Maduro que considere com urgência a libertação dos opositores presos e a convocação de eleições regionais, que deveriam ter ocorrido em dezembro.

Eles também exigiram que o chavista reconheça a legitimidade das decisões da Assembleia Nacional. Dominado pela oposição, o Legislativo foi declarado em desacato em agosto pelo Tribunal Supremo de Justiça, cuja maioria é de governistas.

Os pontos também estão no relatório do secretário-geral da OEA. Os signatários, no entanto, discordaram dele em relação à suspensão de Caracas. Para eles, a saída deve ser um "último recurso, considerada após esgotados os esforços diplomáticos dentro de um prazo razoável".

A intenção do uruguaio, que recebeu o apoio da oposição venezuelana, era dar um ultimato de 30 dias para que o governo chavista cumprisse as exigências sob pena de desatar o processo de suspensão.

Sem apoio dos 14 países, dos quais 11 têm governos contrários a Maduro, a votação defendida pelo secretário-geral se inviabiliza. Pela Carta Democrática Interamericana, são necessários os votos de 23 dos 34 membros para suspender qualquer membro.

Apesar de ter perdido o apoio na votação, Almagro saudou a declaração conjunta em entrevista. Ele ainda pediu unidade dos países pan-americanos para pressionar Caracas.

O governo de Nicolás Maduro ironizou a união das nações a favor das exigências. "É um novo Consenso de Washington?", disse a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez.

O chavista recebeu também o respaldo de um de seus principais aliados. O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que o colega não está sozinho."Os anti-imperialistas e os movimentos sociais vão defender nossas revoluções democráticas."


Endereço da página:

Links no texto: