Folha de S. Paulo


Dois ataques com homens-bomba em Damasco deixam ao menos 30 mortos

Omar Sanadiki/Reuters
Blood stains the ground near a police line after a suicide blast, at the entrance of the Palace of Justice in Damascus, Syria March 15, 2017. REUTERS/Omar Sanadiki ORG XMIT: GGG-SYR43
Palácio de Justiça de Damasco após atentado com homem-bomba nesta quarta (15)

Dois atentados com homens-bomba em Damasco, capital da Síria, deixaram dezenas de mortos nesta quarta-feira (15), informou a mídia estatal.

No primeiro deles, um homem com um rifle e granadas chegou à entrada no Palácio de Justiça e, ao ser revistado pelos guardas, correu para o interior do prédio e se explodiu, matando ao menos 30 pessoas.

O ataque ocorreu às 13h20 (8h20 em Brasília), um horário de grande movimento no tribunal. "Esta foi uma ação suja, pois as pessoas que circulam pelo palácio são inocentes", disse o procurador-geral da Síria, Ahmad al-Sayed.

Algumas horas depois, um segundo homem-bomba invadiu de carro um restaurante no bairro Rabweh após perseguição policial e se explodiu. Não há informações sobre o número de mortos no ataque.

Nenhuma organização assumiu a autoria das explosões até o momento.

Onde fica - Síria

Os atentados ocorrem no sexto aniversário da guerra civil no país, que envolve grupos rebeldes e tropas leais ao ditador Bashar al-Assad. A instabilidade no país abriu espaço para organizações terroristas como o Estado Islâmico.

O conflito acumula mais de 470 mil mortos e 11,2 milhões de pessoas forçadas a deixar suas casas. O país segue em um atoleiro de violência sem perspectivas de paz no horizonte.


Endereço da página:

Links no texto: