Folha de S. Paulo


Papa diz estar aberto a permitir que homens casados virem padres

Alberto Pizzoli - 05.fev.2017/AFP
Pope Francis waves to the crowd from the window of the apostolic palace overlooking St Peter's square during the Sunday Angelus prayer, on February 5, 2017 in Vatican. / AFP PHOTO / Alberto PIZZOLI
O papa Francisco acena para a multidão na praça de São Pedro da janela do palácio apostólico

O papa Francisco expressou em uma entrevista ao jornal alemão "Die Zeit" publicada nesta quinta-feira (9) estar aberto a "estudar" a possibilidade de homens casados virarem padres como alternativa à escassez de sacerdotes, principalmente em comunidades remotas.

"Nós também devemos determinar quais seriam suas funções, por exemplo em áreas remotas", detalhou o pontífice, ressaltando que a ordenação de homens casados não pode ser encarada como solução para a falta de padres na Igreja.

A ideia de transformar em padres os chamados "viri probati" –homens casados, aposentados e com histórico de compromisso com a Igreja– circula há décadas, e sua retomada mais recente é mais um indicativo das intenções do papa Francisco de flexibilizar algumas tradições do catolicismo.

Francisco já havia indicado em 2014 que o celibato de padres "não é um dogma" da Igreja.

Segundo a agência de notícias Associated Press, uma das pessoas que vêm pressionando Francisco a aceitar a ordenação de homens casados é o cardeal brasileiro Claudio Hummes, amigo de longa data do pontífice, que busca resolver o problema da falta de clérigos na região da Amazônia, onde a Igreja conta aproximadamente com um padre para cada 10 mil fiéis.

Estudiosos da Igreja Católica avaliam que uma eventual habilitação de padres casados ao sacerdócio até poderia ser decidida pelo papa, mas teria que ser discutida por colegiados da Igreja Católica para ter legitimidade. Uma oportunidade poderia ser o Sínodo dos bispos que ocorrerá em Roma no ano que vem. O encontro de religiosos terá como tema a vocação dos sacerdotes.


Endereço da página:

Links no texto: