Folha de S. Paulo


Trump acusa Obama de ter grampeado seus telefones antes da eleição

Jack Gruber - 20.jan.2017/"USA Today"/Reuters
Donald Trump e Barack Obama seguem juntos para a posse do republicano, em 20 de janeiro
Donald Trump e Barack Obama seguem juntos para a posse do republicano, em 20 de janeiro

O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou neste sábado (4) seu antecessor, Barack Obama, de ter usado escutas telefônicas para espioná-lo durante a campanha eleitoral de 2016. A acusação foi feita em uma rede social, sem fornecer nenhuma prova relacionada a ela.

trump

"Terrível! Acabo de saber que Obama fez escutas telefônicas na Trump Tower [prédio do republicano em Nova York] um pouco antes da vitória. (...) Isso é macartismo."

trump

"Eu apostaria que um bom advogado poderia levar adiante um caso pelo fato de que o presidente Obama grampeou meus telefones em outubro, antes da eleição!", escreveu em seguida.

trump

"Como o presidente Obama foi tão baixo a ponto de grampear meus telefones durante o sagrado processo eleitoral. Isso é Nixon/Watergate. Cara ruim (ou doente)!"

As alegações foram publicadas a partir das 6h30 (8h30 em Brasília). O presidente estava em Mar-a-Lago, na Flórida, onde costuma passar fins de semana (veja abaixo).

Além da falta de provas, Trump também não deu indícios da origem das acusações. A agência Associated Press e o jornal britânico "The Guardian" afirmam que o presidente reproduziu alegações de sites de extrema direita.

Na quinta (2), o radialista Mark Levin mencionou os passos que Obama teria tomado para vigiar o sucessor. A acusação foi publicada no dia seguinte no Breitbart News, que tem entre os fundadores Stephen Bannon, estrategista-chefe do presidente.

Este foi o segundo ataque de Trump a Obama em menos de uma semana. Em entrevista à Fox News na terça (28), ele culpou o democrata pelos protestos contra seu governo em todo o país desde sua posse, em janeiro.

"Eu acho que o presidente Obama está por trás disso porque o pessoal dele certamente está por trás disso, e alguns dos vazamentos possivelmente vêm desse grupo."

As acusações mais recentes foram feitas em meio a uma avalanche de revelações sobre os contatos entre funcionários russos e colaboradores mais próximos de Trump, entre eles o secretário da Justiça, Jeff Sessions.

O presidente negou que tenha vínculos com o Kremlin. Antes de deixar Washington com destino a sua casa na Flórida, ele acusou seus adversários de empreenderem uma "caça às bruxas".

RESPOSTA

O porta-voz de Barack Obama, Kevin Lewis, negou as acusações do atual presidente."Uma regra crucial da administração Obama era a de que nenhum funcionário da Casa Branca interferisse em nenhuma investigação do Departamento de Justiça."

Segundo o jornal "The New York Times", funcionários da Casa Branca pediram neste sábado ao Departamento de Justiça uma investigação para ver se existia alguma ordem do gabinete de Obama para grampear Trump.


Endereço da página:

Links no texto: