Folha de S. Paulo


Câmara dos Lordes britânica aprova emenda à lei que dá início ao 'brexit'

A Câmara dos Lordes do Reino Unido aprovou nesta quarta-feira (1º) emenda ao projeto de lei que autoriza o governo a iniciar o "brexit", o que deve atrasar o começo do processo de saída da União Europeia.

A medida prevê um período de transição para cidadãos de países do bloco que moram no território britânico, no qual continuariam a usufruir dos benefícios atuais, contado a partir do início das negociações.

Reprodução/PRU/AFP
Membros da Câmara dos Lordes discutem projeto de lei que dá início às negociações do
Membros da Câmara dos Lordes discutem projeto de lei que dá início às negociações do "brexit"

O aditivo ao projeto havia sido sugerido pela bancada trabalhista da Câmara dos Comuns, mas rejeitado pela maioria conservadora. Na Câmara alta, ele foi referendado com 358 votos a favor e 256 contra.

Isso fará com que o projeto tenha que voltar à Câmara baixa. Embora a primeira-ministra Theresa May tenha a maioria e a medida deva ser derrubada, isso deve atrasar sua pretensão de iniciar as negociações com a UE em abril.

O governo criticou a manobra. "Lamentamos a decisão dos lordes de fazer uma emenda ao projeto de lei que já havia sido rejeitada pela Câmara dos Comuns", disse, em nota, a secretaria especial para o "brexit".

Ao deixar a UE, o Reino Unido passa a não fazer mais parte da política de livre circulação de pessoas, que permite a qualquer cidadão dos 28 países-membros a viver e trabalhar nos outros sem a necessidade de visto prévio.

Isso levou a incerteza a 3 milhões de europeus que residem no Reino Unido e 900 mil britânicos que moram nos países da UE. O governo deseja manter os direitos dos europeus, desde que a UE garanta o mesmo a seus cidadãos.


Endereço da página:

Links no texto: