Folha de S. Paulo


EUA ameaçam 'moderar compromisso' se aliados não gastarem mais na Otan

Ye Pingfan/Xinhua
O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, fala em reunião de ministros da Otan, em Bruxelas
O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, fala em reunião de ministros da Otan, em Bruxelas

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, advertiu nesta quarta-feira (15) seus aliados da Otan —aliança militar ocidental— que Washington pode "moderar o seu compromisso" para a aliança, se seus aliados não aumentarem seus gastos militares.

"Se suas nações não quiserem ver a América moderar o seu compromisso com esta aliança, cada uma das capitais precisa mostrar o seu apoio à nossa defesa comum", afirmou Mattis aos seus colegas na primeira reunião de ministros da Defesa da Otan após a posse de Donald Trump, no dia 20 de janeiro.

Os Estados Unidos contribuem com mais de 70% da receita da aliança. Dos 28 integrantes do bloco, apenas cinco cumprem com a regra de gastar 2% do PIB em defesa.

Desde a campanha presidencial, Trump critica a desigualdade na contribuição financeira de cada membro da aliança. No início deste mês, ele voltou ao tema: "Nós só questionamos que todos os membros da Otan façam suas devidas e integrais contribuições à aliança, o que muitos não estão fazendo. Muitos deles não chegam nem perto disso". Trump afirmou, porém, que apoia "fortemente" a aliança.


Endereço da página: