Folha de S. Paulo


Manifestantes entram em confronto com forças de segurança iraquianas

Sabah Arar/AFP
Iraqi security forces stand guard as supporters of the Sadrist movement gather during a demonstration in Baghdad's Tahrir Square on February 11, 2017, to demand the formation of an independent electoral commission. / AFP PHOTO / SABAH ARAR ORG XMIT: 006
Forças de segurança iraquianas fazem um cordão de isolamento contra manifestantes, na praça Tahir

As forças de segurança iraquianas entraram em confronto neste sábado com manifestantes que tentavam entrar na Zona Verde, área fortificada no centro de Bagdá, deixando sete mortos e dezenas de feridos.

"A violência deixou sete mortos, incluindo dois membros das forças de segurança e cinco manifestantes", declarou uma autoridade da polícia.

Milhares de manifestantes, em sua maioria partidários do líder xiita Moqtada al-Sadr, reuniram-se no centro da capital iraquiana para exigir reformas eleitorais antes das eleições provinciais, previstas para setembro.

O protesto começou pacificamente e várias pessoas discursaram diante de uma multidão na Praça Tahrir.

Pouco depois, vários manifestantes tentaram atravessar um cordão policial que protegia a estrada que conduz à Zona Verde.

"Os manifestantes tentaram atravessar a ponte Jumhuriya, e as forças de segurança lançaram granadas de gás lacrimogêneo para repeli-los, mas eles insistiram", informou um oficial da polícia.

Outro agente indicou que pelo menos 11 manifestantes foram feridos por balas de borracha ou gás lacrimogêneo, enquanto dezenas deles tiveram de ser atendidos por problemas respiratórios.

Os manifestantes haviam recebido autorização de Moqtada al-Sadr para uma nova etapa em seu movimento de protesto.

"Se quiserem se aproximar dos portões da Zona Verde para fazer valer suas reivindicações e fazê-las ressoar do outro lado da cerca (...) vocês podem", afirmou o dignitário xiita em um comunicado.

Ele encorajou os manifestantes a permanecer na praça até o por do sol, mas advertiu para que não tentassem forçar sua entrada na área fortificada.


Endereço da página: