Folha de S. Paulo


EUA interrogam ex-premiê da Noruega por visita ao Irã

As autoridades dos Estados Unidos detiveram o ex-premiê da Noruega Kjell Magne Bondevik para interrogá-lo sobre uma viagem feita ao Irã em 2014.

Bondevik foi detido ao desembarcar no aeroporto Dulles, em Washington, na terça (31). Após funcionários da alfândega notarem um carimbo iraniano em seu passaporte diplomático, ele foi levado para uma sala com viajantes da África e do Oriente Médio.

O ex-premiê esperou 40 minutos para ser interrogado e foi liberado após 20 minutos. O motivo de sua ida ao Irã era dar palestra sobre direitos humanos.

"Eu me senti surpreso e provocado", disse Bondevik à rede ABC7. "O que será da reputação dos EUA se isso acontecer não só comigo, mas com outros líderes internacionais?"

Segundo ele, as autoridades justificaram o interrogatório com base em ordem do ex-presidente Barack Obama sobre restrições de entrada a viajantes que passaram pelo Irã.

Após decreto do presidente Donald Trump, Os EUA fecharam as fronteiras para cidadãos do Irã e de seis outros países de maioria muçulmana.


Endereço da página:

Links no texto: