Folha de S. Paulo


Canadá identifica suspeito de ataque; atirador se entregou à polícia

As autoridades do Canadá identificaram nesta segunda-feira (30) o suspeito conectado ao atentado a tiros contra uma mesquita em Québec.

O suspeito está detido e foi identificado como Alexandre Bissonnette, 27, de cidadania franco-canadense. Ele estuda na Universidade Laval, segundo um ex-colega do colegial, Simon de Billy.

Mathieu Belanger - 29.jan.2017/Reuters
An ambulance is parked at the scene of a fatal shooting at the Quebec Islamic Cultural Centre in Quebec City, Canada January 29, 2017. REUTERS/Mathieu Belanger ORG XMIT: QUE101
Movimentação de policiais e ambulâncias diante de mesquita onde homens abriram fogo neste domingo

Anteriormente, a polícia havia anunciado a prisão de dois suspeitos. A segunda pessoa foi identificada como Mohamed el Khadir, que tem ascendência marroquina. Ele deixou de ser considerado suspeito e presta testemunho às autoridades.

Segundo a polícia, um dos homens foi preso no local do ataque e o outro havia fugido da mesquita, mas ligou em seguida para as autoridades a fim de se entregar e foi detido.

O atentado deixou ao menos seis mortos. Segundo o Hospital Universitário de Quebéc, cinco pessoas ficaram gravemente feridas e outras 12 receberam tratamento para ferimentos leves.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, condenou o atentado. "Condenamos este ataque terrorista contra os muçulmanos em um centro de culto e refúgio", afirmou Trudeau em um comunicado.

Nesta segunda, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou para Trudeau para expressar condolências pelo ataque. O republicano também se disponibilizou para oferecer ajuda às autoridades canadenses, caso seja necessário.

O papa Francisco disse estar rezando pelas vítimas do atentado. "O Santo Padre condena firmemente a violência que provoca tanto sofrimento e roga ao Senhor pela dádiva do respeito mútuo e da paz", disse um comunicado do Vaticano.

O ataque aconteceu após o Canadá prometer abrir suas portas aos muçulmanos e refugiados, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que suspende a entrada dos refugiados e cidadãos de sete países de maioria muçulmana, o que provocou o caos nas viagens e indignação no mundo.

Ataque a mesquita em Québec, Canadá


Endereço da página:

Links no texto: