Folha de S. Paulo


O que se sabe sobre veto de Trump a cidadãos de sete países

É o assunto do final de semana em todo o mundo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou na sexta-feira (27) uma ampla ordem executiva suspendendo a admissão de refugiados e barrando temporariamente a entrada no país de pessoas de sete países de população majoritariamente muçulmana.

O veto acabou abrindo brecha para questionamentos jurídicos, como o feito na noite de sábado pela juíza federal Ann Donnelly, de Nova York.

Ela determinou a suspensão parcial do decreto, revogando temporariamente a deportação dos refugiados ou outras pessoas com visto válido nos aeroportos americanos.

Estima-se que entre 100 e 200 pessoas tenham sido ou ainda estejam detidas em aeroportos do país após a medida de Trump.

Mas como funciona exatamente o veto e quais as implicações da decisão do presidente americano? Veja alguns pontos relevantes —e saiba o que ainda não foi esclarecido:

O QUE SE SABE, DE CONCRETO, SOBRE O VETO?

– O Programa de Admissão de Refugiados dos Estados Unidos fica suspenso por 120 dias.

– A entrada de refugiados sírios está proibida por tempo indeterminado.

– A entrada de pessoas que venham dos sete países listados (Iraque, Síria, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen) está suspensa por 90 dias.

– Algumas categorias de vistos, como o diplomático, não estão incluídas na decisão.

– Será dada prioridade a minorias religiosas que sofrem perseguição em seus países, mas há dúvidas sobre a aplicação prática dessa determinação. Em uma entrevista na sexta-feira, Trump havia citado como exemplo os cristãos da Síria.

– Um máximo de 50 mil refugiados serão aceitos no país este ano, uma redução no limite de 110 mil determinado pelo ex-presidente Barack Obama.

– Também foi suspenso o programa que permite que funcionários de consulados isentem algumas pessoas da necessidade de fazer entrevista pessoal no pedido de visto, no caso de estarem solicitando a renovação da autorização antes de um ano da data expiração (o chamado Visa Interview Waiver Program).

– Exceções podem ser feitas, após análise caso a caso.

COMO O VETO SERÁ DE FATO IMPLEMENTADO?

– Há muita confusão e incerteza. Ainda não está claro, por exemplo, como a medida pode afetar cidadãos desses sete países que têm direito de residência permanente, ou seja, o Green Card.

– Autoridades indicaram que essas pessoas que estavam no exterior quando o veto foi assinado terão de passar por uma análise, caso a caso, antes de serem autorizadas a entrar novamente nos EUA.

– Para os estrangeiros desses sete lugares que estão no país, foi recomendado que não saíssem dos Estados Unidos no momento.

– Após a decisão da juíza de Nova York, os estrangeiros que estavam detidos nos aeroportos já foram ou devem ser liberados.

– Passageiros dessas nacionalidades estão sendo impedidos de embarcar para voos com destino aos EUA. Também há notícias de que o mesmo esteja acontecendo com a tripulação de companhias aéreas.

– A restrição também se aplica a cidadãos com dupla nacionalidade. Por exemplo, um cidadão britânico que também tenha cidadania iraniana será proibido de entrar nos EUA, mesmo que o veto não inclua britânicos.

– Também não está claro qual será o impacto da suspensão do programa Visa Interview Waiver terá em pedidos de visto e serviços consulares no mundo. Especialistas disseram que viajantes devem estar preparados para um maior tempo de espera.

Carlos Barria/Reuters
 U.S. President Donald Trump signs an executive order he said would impose tighter vetting to prevent foreign terrorists from entering the United States at the Pentagon in Washington, U.S., January 27, 2017. REUTERS/Carlos Barria TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: CB05
Donald Trump assina a ordem executiva que restringe a entrada de refugiados e imigrantes

O QUE TRUMP DIZ

– O presidente americano disse que a suspensão do programa de refugiados era necessária para dar às agências governamentais tempo para desenvolver um sistema de veto mais duro e garantir que vistos não fossem dados a indivíduos que fossem uma ameaça à segurança nacional.

– Sírios que pediram realocação nos EUA já passam por um complexo processo de verificação de histórico e outros dados —algo que pode durar entre 18 a 24 meses.

– Trump voltou a defender neste domingo, no Twitter, a medida. "Nosso país precisa de fronteiras fortes, checagens extremas. AGORA. Vejam o que está acontecendo em toda a Europa e, na verdade, no mundo —uma desordem horrível!", afirmou. "Um grande número de cristãos têm sido executados no Oriente Médio. Não podemos permitir que esse horror continue!"
O que os críticos dizem

– Grupos de direitos humanos afirmam que o veto mira apenas muçulmanos por causa da crença deles, e que isso é passível de ações legais. Eles lembraram ainda que, até agora, nenhum refugiado foi condenado por crimes ligados a terrorismo.

– Eles também afirmam que a maior parte dos ataques contra os EUA foram feitos por cidadãos americanos ou cidadãos de países que não estão incluídos no veto. Como exemplo, citam o atentado à casa noturna Pulse, em Orlando, em junho de 2016, levado a cabo por um cidadão americano cujos pais são afegãos.

– Também foi criticado o fato de Trump citar o ataque de 11 de Setembro, visto que nenhum dos 19 envolvidos vinha dos países vetados. Eles eram da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes, do Egito e do Líbano.


Endereço da página:

Links no texto: