Folha de S. Paulo


Marcha por direitos dá início a série de protestos anti-Trump antes de posse

Aaron P. Bernstein/Reuters
Marcha por direitos humanos neste sábado (14) em Washington (EUA)
Marcha por direitos humanos neste sábado (14) em Washington (EUA)

Ativistas indignados com os comentários do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, contra minorias como muçulmanos e mexicanos preparam uma semana de protestos antes da posse do republicano, que começou neste sábado (14) com uma marcha pelos direitos civis em Washington.

O reverendo Al Sharpton, líder de um grupo de direitos civis, lidera uma passeata pelo National Mall até o memorial Martin Luther King Jr., localizado a três quilômetros das escadarias do Capitólio, onde Trump será empossado na sexta (20).

Durante a campanha e mesmo após a vitória, Trump tem feito promessas que incluem a construção de um muro na fronteira com o México e restrições na imigração de países muçulmanos, além de promessas de punições a empresas que retirarem empregos dos EUA.

Os polêmicos comentários do republicano contra mulheres, imigrantes, defensores dos direitos civis e o iminente fim do Obamacare -uma das principais políticas do governo Barack Obama e a marca doméstica de sua administração- geraram críticas em setores da esquerda, que planejam uma série de protestos.

"Isto não é somente sobre Donald Trump. É sobre o que ele evoca país afora", justificou Kelsey Wadman, que está ajudando a organizar uma marcha em San Diego, na Califórnia.


Endereço da página:

Links no texto: